quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Professores da rede municipal vão interromper primeiro dia de aula

Do Diário de Natal
Novamente, este ano, a história se repete. Os educadores da rede municipal de Natal podem entrar em greve já a partir de hoje, primeiro dia de aula do ano letivo de 2011. Para decidir sobre o indicativo de greve, a categoria faz assembleia hoje na Assen, às 8h. Antes da reunião, os professores apenas irão à escola, receberão os alunos, conversarão com os pais e seguirão para a assembleia. Se a decisão for favorável à paralisação, eles irão fazer o mesmo procedimento na escola à tarde e na manhã do dia seguinte, explicando aos pais os motivos da greve.

A categoria tem como principais reivindicações a correção salarial, o repasse financeiro para as escolas e a realização de concurso público para evitar a terceirização. Segundo a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), Fátima Cardoso, a categoria quer a correção dos salários em 15,29% com efeito retroativo a janeiro, e que sejam pagas as questões funcionais. "A própria prefeita foi quem homologou a correção e ela mesma descumpriu", disse a dirigente.

Sobre as escolas, espera-se que o repasse obedeça às demandas de cada instituição e o município faça os repasses de mais de R$ 1 milhão a 40 escolas municipais, através de Recursos do Orçamento do Município (ROM), referentes ao ano de 2010 e que não foram repassados. 

Segundo Fátima Cardoso, em muitas escolas está faltando a infraestrutura básica para funcionamento, como papel ofício, material de limpeza e recursos para consertar uma torneira, uma carteira ou substituir uma lâmpada. Quanto à convocação dos aprovados no último concurso da SME, ela disse que a contratação de serviços terceirizados sai muito mais caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário