GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
– SEEC
12ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
- DIREC
E. E.
PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
MUNICÍPIO: SERRA DO MEL
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO
DA ESCOLA
TRIÊNIO 2017-2019
CHAPA:
Diretor (a): Roberto de Araujo Silva Matrícula:
127561-5/1
Cargo: Professor
Área
de Formação: Geografia
Vice-diretor (a): Ana Paula Dantas Matrícula: 119598-0/1
Cargo: Professora Área de Formação: Pedagogia
Serra do Mel/RN - 2016
Roberto de Araujo Silva
é formado em licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual do Rio
Grande do Norte - UERN e especialista em gestão escolar Faculdade
Integrada de Patos – FIP. Ingressou na Rede Estadual de Ensino do
Estado do Rio Grande do Norte como professor efetivo no ano de 2005, e na rede
municipal de educação da Serra do Mel em 2010.
Trabalhando com o objetivo
voltado para a comunidade e buscando desenvolver um trabalho
de ensino/aprendizagem reconhecido por toda comunidade escolar, tendo em vista
estar pautado, sobretudo, no compromisso com a aprendizagem e com a formação
cidadã dos adolescentes, jovens e adultos. Temos uma boa interação com a
comunidade escolar e na qual fui eleito a vice-diretor, para o biênio 2010-2011
e eleito para diretor para o biênio 2012-2013, de acordo com o que determina a
Lei da Gestão Democrática, Lei nº 290/2005. Nossa gestão foi marcada por alguns
avanços no processo de democratização, pois, através do Conselho Escolar, órgão
consultivo, deliberativo, fiscalizador e de mobilização mais importante desse
processo, fizemos com que todos os seguimentos participassem de forma mais
ativa nas tomadas de decisões da Escola. Durante nossa gestão, demos continuidade
aos projetos que se consolidavam na Escola como a Feira de Ciências, Gincana
Cultural, Semana do Estudante e a Ambiental e o Programa Despertar. Implantamos
o Projeto Festival de Música, Junino e o JEPA’S – Jogos Escolares da Padre
Anchieta. Outro fator marcante e diferencial em nossa gestão foi à parceria que
fizemos com outras entidades públicas e da iniciativa privada: CEMAD/UERN,
IDEMA/NATAL, SEBRAE/MOSSORÓ, Conselho Tutelar, Polícia Militar, ACAYU e o
Escritório de Advocacia Dr. Aldo Araújo. Com estas entidades realizamos cursos,
minicursos, palestras, oficinas e seminários na área ambiental, saúde, direito
e empreendedorismo. Também realizamos parcerias com estudantes universitários
para dá aulões de reforço de Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Química e
Física voltados para os estudantes concluintes do ensino médio, para
incentivá-los e prepará-los para o vestibular e o ENEM. Em 2013, implantamos o Programa “Atleta na
Escola”, e o “Mais Educação”, ambos, iniciativa do Governo Federal, este
último, no sentido de oferecer o ensino em tempo integral aos alunos do ensino
fundamental, ofertando seis modalidades.
"O processo de
ensinar, que implica o de educar e vice-versa, envolve a "paixão de
conhecer" que nos insere numa busca prazerosa, ainda que nada real."
(FREIRE, 1997).
Ana Paula Dantas é formada em
licenciatura plena em Pedagogia com habilitação em administração escolar pela
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN e especialista em gestão
escolar pela Faculdade Integrada de Patos – FIP. Ingressou no ano de 1990 na
rede estadual de educação do Estado do Rio Grande do Norte e em 2000 na rede
municipal de educação do município de Serra do Mel. A professora exerceu o
cargo de gestora na Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte no período de
2009-2010 e vice-gestora da mesma Escola, no triênio de 2011-2013 e atualmente
é vice-diretora da Escola Estadual Padre José de Anchieta eleita para o período
2014-2016.
O contexto sócio histórico e
cultural dessa fase vivida pela Escola Estadual Padre José de Anchieta é
marcado pelo alvorecer do século XXI, caracterizado por rápidas e profundas
transformações no campo da ciência, da tecnologia, bem como do trabalho, da
cultura, enfim, com grande influência no campo educacional. A sociedade do
conhecimento, como está sendo caracterizada, passa a exigir das pessoas o
domínio de novas habilidades e conhecimentos mais amplos e flexíveis como
condições para o acesso a um mundo do trabalho cada vez mais tecnológico e
competitivo. A escola, por sua vez, se vê diante de novos desafios, tanto no
que se refere à adequação do ensino a essa realidade sócio educacional, como no
sentido de dar conta de um conjunto de mudanças na organização do ensino e do
currículo, emanados dos órgãos oficiais do ensino.
A
trajetória educacional da Escola Estadual Padre José de Anchieta pode ser
definida pela busca constante da inovação, do enfrentamento de desafios e
mudanças, sejam elas propostas pela escola ou pela Secretaria de Estado da
Educação, sempre com o propósito de empenhar-se na melhoria da qualidade da
educação ofertada.
2. INTRODUÇÃO DO PLANO
A
gestão democrática da escola é um dos princípios constitucionais do ensino
público, segundo o Art. 206 da Constituição Federal de 1988. O pleno
desenvolvimento da pessoa humano, marca da educação como dever de Estado e direito
do cidadão, conforme o Art. 205 da mesma Constituição, ficaria incompleto se
tal princípio não se efetivar em práticas concretas, que atendem as demandas
estruturadas do direito a educação pública gratuita e de qualidade.
A Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96, confirmando esse
princípio no seu art. 3º e reconhecendo o princípio federativo, repassou aos
sistemas de ensino a definição das normas da gestão democrática do ensino, de
acordo com o art. 3º - inciso VIII.
Na
Lei Complementar 290/2005 em seu Art. 2º Constitui objetivo da gestão
democrática a construção de uma cultura de participação da comunidade escolar,
promovendo a confiança na escola pública, de modo a favorecer a formação plena
do estudante. E no Art. 4º A gestão das escolas da rede pública estadual será
exercida, respeitadas as disposições legais e as diretrizes do sistema estadual
de educação, pela Equipe de Direção da Escola, com o auxílio e a fiscalização
do Conselho de Escola, sob a supervisão do Secretário de Estado da Educação, da
Cultura e dos Desportos.
Nesta
perspectiva a gestão eficaz da educação está vinculada aos mecanismos legais e
institucionais e à coordenação de atitudes que propõem a participação social:
no planejamento e elaboração de políticas educacionais; na tomada de decisões;
na escolha do uso de recursos e prioridades de aquisição; na execução das
resoluções colegiadas; nos períodos de avaliação da instituição e da política
educacional.
A gestão escolar se configura como uma atividade conjunta dos
elementos envolvidos, em que as responsabilidades e os objetivos são
compartilhados de forma conjunta. Compartilhar com a equipe e a comunidade os
sonhos, as esperanças, as dúvidas e os anseios surgidos na busca de mudança
parecem ser uma das formas de construir uma nova realidade.
Eleger um conceito de educação que atenda às necessidades de
formação da sociedade atual não é coisa fácil, posto que a educação é uma
atividade criadora que envolve profundamente todos os seres humanos. Para tanto
entendemos que o gestor escolar deve ser o elo mais forte desta corrente. Sendo
assim, compreendemos que será pela integração de todas as pessoas preocupadas
com a importância do papel da escola na vida do indivíduo que o caminho será
trilhado.
Assim, nosso plano de trabalho na escola, para o triênio 2017-
2019, está pautado nos princípios de gestão democrática, valorização dos
profissionais da educação, qualidade de ensino, parceria entre a escola e a
comunidade, autonomia e democratização do acesso e permanência do aluno na
escola.
Pretendemos desenvolver nosso trabalho embasado em valores como:
comprometimento, pois acreditamos no potencial de nossa comunidade escolar, e
com isso buscaremos o envolvimento de todos para o sucesso de nossos alunos;
inovação, incentivando formas diversificadas para o desenvolvimento de ações
que favoreçam uma aprendizagem significativa; integração
escola-família-comunidade, para alcançarmos efetivamente uma gestão
participativa centrada no desenvolvimento do aluno, buscando desenvolver suas
potencialidades para o pleno exercício da cidadania.
Nesta perspectiva, é nosso propósito garantir o fortalecimento das
atividades escolares tendo em vista atingir os resultados da
ação educacional previstos na legislação em vigor e especificamente no Plano Nacional de Educação (PNE), Plano Estadual de
Educação (PEE), disposto na Lei Nº 10.049, de 27 de janeiro de 2016, na
LDB Lei Nº 9394/96, em consonância com Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), o Projeto Político Pedagógico (PPP), o
Regimento Interno da Escola, articulado com as Normas e Diretrizes da SEEC,
observando –se os recursos disponíveis na UE, oriundos das várias instâncias de
Governo. Dessa maneira, as atividades escolares devem ser objeto de
reflexão por parte do coletivo da comunidade escolar,
visando criar as condições para uma gestão democrática e participativa cujo
foco seja a aprendizagem do aluno e a valorização dos trabalhadores da
Educação.
A Escola Estadual Padre José de Anchieta foi instituída
oficialmente em 18 de abril de 1972, pelo decreto 4.045/72, pelo Governo do Estado
do Rio Grande do Norte para atender aos estudantes do Projeto de Colonização da
Serra do Mel. E em 03 de novembro do ano
de 2010 a Escola foi transformada pelo Decreto nº 21.994 em Escola Estadual Padre José de Anchieta –
Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e Educação Profissional
Técnica de Nível Médio. A mesma é formada por duas unidades escolares - a
sede está localizada na Vila Rio Grande do Norte, S/N, o anexo na Vila Paraná,
Serra do Mel/RN.
A Escola procura atuar
na sua comunidade buscando a formação da ética, da solidariedade, da
responsabilidade, da afetividade e da convivência harmoniosa, desta forma todo
o trabalho da escola volta-se para o alcance do objetivo definido para esse
nível de ensino/aprendizagem, qual seja, a formação básica do cidadão,
mediante: desenvolvimento da capacidade de aprender, compreensão do ambiente
natural e social, do sistema político, da tecnologia e das artes; o
fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de
tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Em sua estrutura física a Escola
apresenta um pavimento térreo amplo, distribuído da seguinte forma – 15 salas
de aulas, uma sala para direção, supervisão, professores, digitação, secretaria
e arquivo passivo. Biblioteca, Multimídia, Laboratórios de Informática, de
Apicultura e de Ciências. Uma Sala do Programa Mais Educação e uma Sala de
Atendimento Especial. Uma Cozinha com a
copa e o refeitório. São quatro depósitos – merenda escolar, livros
reutilizáveis, material de limpeza e didático. São nove banheiros, dos quais,
quatro são acessíveis. Uma quadra de esporte em construção.
A Escola oferece o Ensino
Fundamental II e Médio regular, Educação de Jovens e Adultos – EJA – Ensino
Fundamental II e Médio, Ensino Médio Noturno Diferenciado e o Curso Técnico de
nível médio em apicultura.
A organização do trabalho
pedagógico da escola e da sala de aula é tarefa individual e coletiva de
professores, coordenadores equipem de apoio e direção. É fundamental que todos
se sensibilizem com as especificidades, as potencialidades, os saberes, os
limites das crianças e adolescentes.
3. OBJETIVO GERAL E ESPECICICOS
GERAIS
Trabalhar em prol de uma escola
democrática, participativa buscando e possibilitando a formação de cidadãos
críticos, conscientes e responsáveis, contribuindo
para maior participação e interação entre a escola e a família com vista a melhorar
o processo de ensino aprendizagem do educando e da efetivação de uma gestão
democrática.
ESPECÍFICOS
Desenvolver projetos que envolvam
maior integração entre escola, comunidade e família;
Ampliar o conhecimento dos alunos
através de projetos interdisciplinares, pesquisas, palestras, minicursos,
seminários e oficinas;
Despertar nos estudantes os gosto
pelo estudo como fator de crescimento, auto realização e melhoria de qualidade
de vida;
Incentivar e possibilitar a
participação dos funcionários da Escola em cursos de atualização e
aperfeiçoamento;
Incentivar e criar condições para
o desenvolvimento de palestras, apresentações, cursos, eventos desportivos,
seminários e outras atividades que envolvam alunos e comunidade escolar;
Incentivar e despertar nos alunos
o interesse na participação nas Feiras de Ciências, Amostra Cultural e
Literária e do Conhecimento e nos demais projetos interdisciplinar e
extraclasse que a Escola venha oferecer;
Incentivar a participação dos
alunos nas provas realizadas pela SEE (PAAE, PROEB e OBMEP);
Incentivar e dar condições aos
professores de realizar atividades de recuperação paralela e final para os
alunos com defasagem de ensino;
Buscar meios necessários para
realização do PIP e outras atividades que promovam o reforço extraclasse e
diminuam as dificuldades de aprendizagem dos alunos que apresentam necessidade
de intervenção pedagógica.
Buscar melhorar e promover a qualificação de professores e demais
colaboradores;
Informar a comunidade sobre, Estatuto da Criança e do Adolescente
(ECA) através do Conselho Tutelar;
Efetivar a atuação do Conselho Escolar nos processos e ações
pedagógicas da Escola;
Promover ações de socialização entre os seguimentos que compõe a
comunidade escolar;
Realizar
diagnóstico de crianças/adolescentes que estão ausentes e infrequentes das
salas de aula e visitar suas para informar, concluir o diagnóstico e trazê-lo
de volta a sala de aula;
Zelar pelo patrimônio público escolar;
Melhorar o Indicie Avaliativo da Educação
Básica – IDEB, melhorando a qualidade do ensino/aprendizagem e possibilitando a
todos uma educação de qualidade;
Desenvolver
e apoiar projetos e subprojetos sugeridos pelos docentes e discentes;
Promover
a gestão financeira da Escola de forma transparente e participativa, de acordo
com os princípios da autonomia;
Garantir aprendizagens significativas a
todos os alunos, mediante o acesso e a permanência na escola, enquanto direito
constitucional do cidadão, independente das condições de cada indivíduo e/ou
grupo social;
Ampliar
a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia,
das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade numa perspectiva de
sustentabilidade;
Possibilitar
a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos,
com ênfase na interdisciplinaridade e na relação teoria/prática no ensino de
cada disciplina;
Ampliar
a capacidade dos estudantes em sensibilizar-se para encontrar sentido na
realidade, na convivência com as diferenças, com as deficiências e com pessoas
com necessidades educacionais especiais, contribuindo para a construção de uma
nova sociabilidade humana;
Promover
a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando no ensino médio
de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas profissões ou
aperfeiçoamentos posteriores.
4. METAS
Integrar
a Escola com a Comunidade; (forma contínua);
Incentivar o trabalho participativo de toda a equipe; (forma contínua);
Manter
definido o foco da escola que é “aprender a aprender”;
Incentivar a formação continuada para toda equipe escolar e comunidade em geral;
Incentivar a formação continuada para toda equipe escolar e comunidade em geral;
Incentivar
a participação ativa nas comemorações cívicas e sociais;
Buscar melhorias para tornar o espaço físico mais agradável;
Fortalecer o Conselho Escolar para maior autonomia da unidade;
Zelar pela segurança, conservação e manutenção do prédio escolar e seu
mobiliário;
Receber,
informar, despachar documentos e encaminhá-los aos órgãos competentes;
Coordenar
e supervisionar os serviços da Secretaria escolar;
Utilização da biblioteca
(estímulo à leitura), do laboratório de ciências (descobertas científicas), da
sala de dança (expressão corporal) e do Laboratório de Informática;
Planejar ações para melhora a
qualidadade física da Escola;
Planejar o repasse do Palno de
Dinheiro Direto à Escola – PDDE, junto com o corpo docente, discente e Conselho
Deliberativo, bem como o cumprimento no prazo certo das pretações de contas;
Buscar recursos para a efetivação de projetos que
se fizerem necessários durante o nosso mandato;
Apoiar
o Programa Mais Educação nas ações financeiras e pedagógicas fornecendo
subsídios necessários para sua permanência na escola;
Zelar pelo Registro escolar e aplicação das normas do sistema de ensino.
Promover estudo do PPP e do Regimento escolar.
Administrar, com a participação de professores, pais, funcionários e direção, as verbas recebidas, de forma a atingir o objetivo maior que é a construção de uma escola pública de qualidade.
Zelar pelo Registro escolar e aplicação das normas do sistema de ensino.
Promover estudo do PPP e do Regimento escolar.
Administrar, com a participação de professores, pais, funcionários e direção, as verbas recebidas, de forma a atingir o objetivo maior que é a construção de uma escola pública de qualidade.
5. AÇÕES
Apoiar e incentivar o desenvolvimento dos projetos
propostos pela Secretaria de Educação e por seus parceiros;
Estimular a leitura e pesquisa através da
realização de projetos e gincanas literárias;
Reorganizar um acervo de materiais pedagógicos
multimídia, que propicie o enriquecimento das aulas, disponibilizando aos
professores os programas da TV Escola e DVD Escola e outros programas de TV
(documentários e filmes paradidáticos, etc.);
Oferecer aulas de reforço em horário contraturno
para os estudantes com dificuldades de aprendizagem;
Incentivar a criação de grupos de estudos
monitorados pelos alunos que apresentarem melhor rendimento escolar;
Manter atualizado e organizado o serviço de
escrituração escolar (registros, documentação dos alunos, diários de classes,
dentre outros);
Acompanhar, analisar e buscar soluções para
compreender as causas da permanência, evasão, aprovação/reprovação do
estudante, de forma a melhorar a qualidade da educação nesta unidade de ensino;
Realizar visita às casas dos alunos faltosos e
desistentes buscando compreender, no contexto familiar, as causas da evasão e
incentivar o retorno à escola;
Comunicar as autoridades competentes os casos de
evasão escolar;
Estimular e apoiar a organização dos alunos para
que atuem em ações conjuntas, solidárias, cooperativas e comunitárias,
desenvolvendo nestes a corresponsabilidade e gestão compartilhada nas decisões
e projetos da escola;
Lutar pela ampliação do número de auxiliares de
conservação e limpeza e de copa e cozinha;
Criar um
jornal-mural e um jornal escrito para a comunicação de eventos, fatos,
curiosidades, dicas pedagógicas, notícias da comunidade e da própria escola,
contando com a participação dos alunos, professores, servidores e direção da
escola;
Ampliar a
rádio escolar;
Promover
juntamente com a coordenação pedagógica, grupos de estudo envolvendo temas de
interesse dos professores, incluindo-se também documentos que norteiam a
Educação Básica (LDB, Currículo, Regimento das Escolas Públicas, IDEB, etc.);
Estimular
todos os profissionais da educação à qualificação e ao aperfeiçoamento
profissional, oferecendo condições e incentivo para participarem de cursos,
seminários, encontros, palestras, entre outros;
Realizar
oficinas/fóruns para abordagens que possam orientar às famílias, em relação a
práticas promotoras da saúde, educação/orientação sexual, ao uso indevido de
drogas, a higiene/limpeza (ambiente físico da escola, do corpo, dos objetos de
uso pessoal), educação nutricional, etc.
Promover
semestralmente uma reunião com os parceiros da escola com o objetivo de
discutir as necessidades da instituição e de que forma podem contribuir para a
operacionalização do Projeto Político Pedagógico da escola;
Promover
atividades extracurriculares de caráter cultural, esportivo e confraternizações
que possam melhorar a autoestima e a interação entre os diversos segmentos da
escola;
Atualizar
semanalmente o Blog da escola e da Sala de Recursos com as atividades
realizadas, produções dos alunos, professores e comunidade local, dado o seu
potencial como ferramenta democrática de divulgação do trabalho desenvolvido na
instituição.
Realizar
reuniões bimestrais com o intuito de avaliar o trabalho desenvolvido por todos
os segmentos da escola (direção, secretaria, professores e servidores);
Promover,
anualmente, a avaliação da proposta pedagógica da escola, com a participação de
toda a comunidade escolar;
Realizar
reuniões com o Conselho Escolar para planejar suas ações e poder nortear melhor
o seu trabalho, de forma que todos os membros intensifiquem sua participação na
escola;
Promover
juntamente com a Caixa Escolar e com o Conselho Escolar atividades e ações para
a captação de recursos financeiros (rifas, bingos, etc.), visando arrecadar
fundos para despesas extras da escola;
Promover
uma audiência pública ao final do ano letivo para realizar a prestação de
contas;
6. METODOLOGIA:
Organizar e administrar reuniões bimestrais;
Promover encontros entre os funcionários,
professores, e terceirizados para fortalecer a relação interpessoal;
Promoção de grupos de estudos, palestras, debates,
momentos de lazer, confraternizações com professores, alunos e funcionários;
Realizar semestralmente palestras educativas para
toda comunidade escolar;
Divulgação dos eventos no blog da Escola, nos
murais da mesma e no informativo escrito, a fim de sensibilizar quanto à
importância da participação dos seguimentos da comunidade escolar;
Apresentação à comunidade escolar das normas
disciplinares da escola, o calendário escolar e as decisões tomadas pelo
conselho Escolar;
Envio de projetos a órgãos públicos e privados com
objetivo de envolvê-los em parcerias para melhoria do espaço físico e da
aprendizagem dos alunos;
Organização das pastas com separação dos documentos
recebido e expedidos, elaborando, quando necessários relatórios e atas.
Aplicação do dinheiro em materiais úteis para a
melhoria do espaço físico e pedagógico;
Reunião bimestral com Conselho Escolar e equipe
escolar para avaliar e planejar novas promoções;
Reuniões com os seguimentos da Escola para estudo e
debates sobre o regimento escolar e o PPP;
Promover periodicamente reuniões
pedagógicas, de pais, de conselho de classe e de planejamento;
Promover a participação dos
especialistas em educação nas reuniões de planejamento entre os professores, no
planejamento de reuniões pedagógicas, reuniões de conselho de classes, reuniões
de pais e outras atividades;
Auxiliar na realização de
excursões, eventos desportivos, palestras, seminários e outros;
Oferecer suporte técnico e
pedagógico aos professores na realização do planejamento bimestral e anual, na
confecção de material pedagógico, nas questões de indisciplina dos alunos e
outras que se fizerem necessário;
Orientar e auxiliar as
bibliotecárias na organização da biblioteca tornando-a um espaço agradável e de
busca constante para a realização de estudos, reuniões, trabalhos em grupo e
pequenos eventos;
Oferecer suporte pedagógico as
bibliotecárias para que elas possam preparar atividades que sejam usadas com os
alunos durante a ausência de professores;
Buscar condições para aquisição
de materiais paradidáticos como revistas, jornais, livros, internet
incentivando e permitindo o seu uso como apoio a prática pedagógica e incentivo
a prática de leitura;
Criar um clima de parceria e
respeito entre todos os segmentos do funcionalismo, oferecendo abertura para
conversas e exposição de dificuldades bem como incentivo a ações e projetos que
visam o desenvolvimento de um ambiente agradável na escola;
Incentivar a participação dos
membros do colegiado escolar envolvendo-os nas tomadas de decisões e promoções
que envolvam a escola;
Apresentar à comunidade escolar
as normas disciplinares da escola, o calendário escolar e as decisões tomadas
pelo colegiado, entre outros;
Programar campanhas de
preservação do material escolar, do espaço físico da escola, do mobiliário, dos
utensílios de cozinha, do acervo bibliográfico, etc.
Oferecer apoio material e
pedagógico para reformulação das aulas de Educação Física.
Promover eventos educativos,
festas e momentos de confraternização entre funcionários e alunos;
Buscar meios para aquisição de
material e equipamentos que sejam usados para enriquecer as aulas, facilitar o
aprendizado dos alunos e tornar o ambiente escolar mais prazeroso.
7. FORMAS DE AVALIAÇÃO DO PLANO DE
TRABALHO E DA GESTÃO DA ESCOLA:
Será contínua, através da participação
da comunidade escolar e por meio da análise dos resultados alcançados a partir
das ações propostas.
A proposta de trabalho será desenvolvida
no prazo de 03 anos, tendo as ações e estratégias realizadas no decorrer do ano
letivo, com avaliação e revisão semestral por toda comunidade escolar, para
verificar a eficácia das estratégias e se todos os objetivos e metas foram
alcançados.
Neste contexto faz-se prioridade o
planejar e avaliar, contando sempre com o apoio da coordenação, professores,
alunos e direção para realização e divulgação dos mesmos. Como salientou Freire
“...aprender é uma aventura criadora, (...) é construir, reconstruir, constatar
para mudar...”.
Neste sentido, este documento não está pronto, é sujeito a reformulações, reavaliações, uma vez que nossa realidade também pode ser transformada dia após dia e como priorizaremos a Gestão Participativa e Democrática esta participação ainda está por vir, pois onde há participação, existe compromisso de todos.
8. REFERENCIAS:
Lei
93.94/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Lei
Complementar 290/2005 – Dispõe sobre a Democratização da Gestão Escolar.
Parâmetros
Curriculares Nacionais – PCNs.
Plano Nacional de Educação – PNE.
Plano Estadual de Educação – PEE.
Político Pedagógico - PPP.
Regimento Interno
Nenhum comentário:
Postar um comentário