sábado, 30 de julho de 2016

Resposta à Cláudio de Moura Castro

Queremos chamar a atenção de de toda sociedade brasileira, sobre o absurdo escrito pelo jornalista Claudio de Castro Moura, responsabilizando os professores por onerar os cofres públicos.

Prezado Cláudio de Moura Castro, como professora repúdio veemente seu artigo, bem como a revista veja por publicar o lixo escrito pelo senhor.
Na sequência vai minha argumentação é discordância a um texto que beira a falta de moral, decência, respeito e competência.
Observa-se claramente total desconhecimento do assunto em questão.
Segundo a matéria os professores"oneram" os cofres públicos pelos seguintes motivos:
A) tem 45 dias de férias
B) tem aposentadoria especial
C) vão muito ao médico (pasmem)
D)tiram licença para fazer mestrado e doutorado (sim, para ele isso é um absurdo)
E) alguns recebem bem e dão péssimas aulas (assim como em todas as profissões, existem os bons, os excelentes e os ruim. Até na profissão de repórter, pasme)
F) tem direito a licença prêmio de 12 meses (desconheço este benefício)
Além da profissão ser tachada como "bico" agora tb somos marajás da educação.
O caro autor do texto além de distorção a realidade esquece-se de dizer que o profissional da educação da rede pública, em média de 80%, necessita fazer carga horária de 50 horas semanais (distribuídas em cinco dias úteis) a fim de ter uma remuneração no mínimo decente, em contrapartida das 40h semanais (distribuídas em seis dias) dos "empreguinhos da CLT", como o mesmo comparou.
A reportagem trás tantos outros desvaneios que somente lendo na íntegra para se revoltar com tamanha calúnia e desvalorização de uma profissão tão nobre.
Vou usar apenas um exemplo de comparação:
O que dizer dos nobres magistrados do nosso país?
Juízes e promotores tem 60 dias de férias.
A cada dia viajado recebem "diária" superior a um salário mínimo.
Quando cometem crime não são presos, são aposentados.
Não estou aqui para atacar qualquer profissional ou função pública, mas estes foram alguns exemplos do que "onera" os cofres públicos.
E se fossemos fazer estas mesmas comparações nos casos dos políticos e seus benefícios?
Teríamos assunto suficiente para tese de Doutorado, não acham?
Mas tenho certeza que o autor não tem culhão nem competência para escrever sobre isto. Por que será?
Desafio este autor a se aventurar na profissão de educador da rede pública já que a considera tão vantajosa assim.
Mas vou avisando, para isso é necessário estudar muito, ter no mínimo como pré requisito uma licenciatura, prestar concurso público concorrido e ser aprovado, aguardar nomeação, estar apto, passar por estágio probatório de 3 anos com avaliação contínua e além disso tudo ter o dom de ensinar, mas vai o alerta, este não se aprende, se nasce com ele, pois é necessário amar a educação para se submeter as condições desumanas que enfrentamos.( Um outro tema interessante à se debater. Vamos deixar para outra oportunidade, se assim tivermos).
Como cidadã que vive em um Estado Democrático de Direito, com liberdade de manifestar minha livre opinião e crítica, vedado o anonimato, fica aqui registrado meu repúdio a este e qualquer outro tipo de atitude que menospreze e desvalorize a profissão de professor.
Peço que como cidadão ou educador que concorde com minha opinião compartilhe esta postagem.
Que as redes sociais nos dêem a voz que a sociedade não nos dá e que a mídia tanto quer calar.
Obrigada por me doar um pouquinho do seu tempo para ler meu desabafo.
Patricia Aledi, professora da rede pública com orgulho.

Ao carissímo Claudio de Moura Castro. ( economista, brasileiro, professor, pesquisador em educação, nunca sentou seu traseiro numa cadeira dura de muitas salas de aula de nosso Brasil e nem muito menos enfrentou as dificuldades que muitos de nós professores enfrentamos nesse país).

Me chamo Maria , sou filha de uma helena, que sonhava em ver uma filha professora e fez disso seu ideal de vida. E pasme conseguiu... Aos 21 anos entrei na educação, através de concurso público, onde foram “avaliados”, meus conhecimentos prévios. Fui colocada em uma turma da antiga 2 serie do EFI, com 35 alunos, em fase de alfabetização,  vale salientar que alfabetizar é um processo, que não dura apenas um ano letivo ( antes que o ilustríssimo venha falar que meus colegas não ensinaram). Imagine um economista solucionando problemas de 35 empresas ao mesmo tempo  ? Imagine além dos aspectos econômicos o senhor tivesse que: separar brigas, acolher em seus braços, contar histórias, corrigir caderneta, preencher documentos burocráticos de secretaria, segurar pai bêbado que quer bater no filho, catar piolho, corrigir tarefas e tantas atribuições que o “preguiçoso professor” sempre encontra no dia a dia ? Como o senhor procederia seu super homem, macho alfa e Beto e dono de toda solução para o descontrole de uma sociedade que contempla bunda e selfie ?
Tenho 30 dias em janeiro de férias, mais 15 dias de recesso em julho e alguns feriados que contamos nos dedos para descansar um pouquinho. Como são suas férias, quanto tempo duram  e qual o valor que recebes para curtir as tais férias ?
Na minha aposentadoria onde vou gastar uma quantidade exorbitante de dinheiro com remédios, pois todo professor adquire: Loucura, perca de voz, artrose, ostoporose, demência e todos os ites. Pasme querido economista vou ter 20% a menos em meu salário.
Sou eu quem está exposta a levar uma porrada em sala de um pai ou mãe desajustado, sou eu que sou chamada de incompetente quando meu aluno não vem á escola, sou eu que brigo com o traficante para não dá droga ao meu aluno, sou eu que agüento os choros de crianças abusadas em seus lares... E sabe por que ? Por que eu deveria ter virado economista, está sentada em uma poltrona macia, publicando besteira e desfazendo de quem ainda olha a nação brasileira como gente.

13 comentários:

  1. ..
    Sou professora com muito orgulho..e desafio este senhor a ir para a sala de aula alfabetiza uma turma de 25 alunos de escola de periferia comigo..
    Economista sou pois consigo administrar meu salário e sobreviver com ele assim como muitos colegas por este país a fora..Já o nobre economista precisa fazer BICO e escrever coluna pra esta revista pra ganhar uns trocos a mais..

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  2. Prezada professora denominada Maria na sua manifestação contra o jornalista que analisou muito mal a profissão de professor. Estou enviando agora a curticao de meu cunhado: tenente coronel da FAB reformado que serviu a nação por 35 anos consecutivos conforme testemunhei suas alterações no histórico militar que são documentos publicados que são arquivados nos órgãos de atividades militar desde a sua incorporação em uma escola de formação de especialistas da aeronáutica. Ali ele foi admitido em 26 de janeiro de 1949. O ano escolar começava no mês de janeiro na turma correspondente a 22° turma. Sua formação inicial antes de prestar concurso era concurso ginasial(1944 - 1947) no colégio paranaense internato, localizado em Curitiba - PR, esse colégio foi criado por instituições religiosas, um formação de padres ate 1941 e adquirido pela instituição marista pela educação no Brasil administrado por duas províncias do RS e SP onde mantinham esses dois colégios. Em Curitiba frequentou de 1944 a 1947. Em 1948 se preparou para a vida militar na FAB, TENDO sido aprovado para a escola de especialista da FAB. Ali se formou como 3° sargento especialista da FAB, EM 1951(correspondente ao curso profissionalizante do segundo grau como civil) 1951/52/53 cursou e concluiu em 53 o curso colegial, a partir de 1954 após ter prestado vestibular, cursou economia na PUC - SP e último ano no UFPR, TENDO sido bacharelado em 1975. Faz suas atividades militares como sargento especialista aeronavegante em um esquadrão que executava missões de reconhecimento aerofotografico e metereologia destinado a missões civis e militares apoiando cartografia(para o IBGE, SERVIÇOS GEOGRAFICO DO EXÉRCITO E SERVIÇOS DE NAVEGAÇÃO e hidrografia DA MARINHA) depois de toda essa sua atuação faz a continuidade da sua carreira atingiu o posto de aspirante oficial e segundo tenente, e em continuação passou pelos postos até atingir o posto de coronel por merecimento ( vida e legislação militar comum a 3 forcas singulares) Com mais de 1763 horas de vôo em missões de sua especialidade, digo isso, professora Maria para dar os parabéns a sua manifestação, pela sua coragem em manifestar a defesa e a dedicação da sua profissão, jocosamente digo ao meu cunhado que por mim posta esse comentário dizendo o professor ganha pouco porque dá "não vende aulas" por isso é sempre mal renumerado perante as outras classes de trabalho. A profissão de professor é semelhante ao da carreira militar bem como pdms comparar a da formação de sacerdócio. Segue explicações finais.

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  4. Prezada professora denominada Maria na sua manifestação contra o jornalista que analisou muito mal a profissão de professor. Estou enviando agora a curticao de meu cunhado: tenente coronel da FAB reformado que serviu a nação por 35 anos consecutivos conforme testemunhei suas alterações no histórico militar que são documentos publicados que são arquivados nos órgãos de atividades militar desde a sua incorporação em uma escola de formação de especialistas da aeronáutica. Ali ele foi admitido em 26 de janeiro de 1949. O ano escolar começava no mês de janeiro na turma correspondente a 22° turma. Sua formação inicial antes de prestar concurso era concurso ginasial(1944 - 1947) no colégio paranaense internato, localizado em Curitiba - PR, esse colégio foi criado por instituições religiosas, um formação de padres ate 1941 e adquirido pela instituição marista pela educação no Brasil administrado por duas províncias do RS e SP onde mantinham esses dois colégios. Em Curitiba frequentou de 1944 a 1947. Em 1948 se preparou para a vida militar na FAB, TENDO sido aprovado para a escola de especialista da FAB. Ali se formou como 3° sargento especialista da FAB, EM 1951(correspondente ao curso profissionalizante do segundo grau como civil) 1951/52/53 cursou e concluiu em 53 o curso colegial, a partir de 1954 após ter prestado vestibular, cursou economia na PUC - SP e último ano no UFPR, TENDO sido bacharelado em 1975. Faz suas atividades militares como sargento especialista aeronavegante em um esquadrão que executava missões de reconhecimento aerofotografico e metereologia destinado a missões civis e militares apoiando cartografia(para o IBGE, SERVIÇOS GEOGRAFICO DO EXÉRCITO E SERVIÇOS DE NAVEGAÇÃO e hidrografia DA MARINHA) depois de toda essa sua atuação faz a continuidade da sua carreira atingiu o posto de aspirante oficial e segundo tenente, e em continuação passou pelos postos até atingir o posto de coronel por merecimento ( vida e legislação militar comum a 3 forcas singulares) Com mais de 1763 horas de vôo em missões de sua especialidade, digo isso, professora Maria para dar os parabéns a sua manifestação, pela sua coragem em manifestar a defesa e a dedicação da sua profissão, jocosamente digo ao meu cunhado que por mim posta esse comentário dizendo o professor ganha pouco porque dá "não vende aulas" por isso é sempre mal renumerado perante as outras classes de trabalho. A profissão de professor é semelhante ao da carreira militar bem como pdms comparar a da formação de sacerdócio. Segue explicações finais.

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  5. Prezada professora denominada Maria na sua manifestação contra o jornalista que analisou muito mal a profissão de professor. Estou enviando agora a curticao de meu cunhado: tenente coronel da FAB reformado que serviu a nação por 35 anos consecutivos conforme testemunhei suas alterações no histórico militar que são documentos publicados que são arquivados nos órgãos de atividades militar desde a sua incorporação em uma escola de formação de especialistas da aeronáutica. Ali ele foi admitido em 26 de janeiro de 1949. O ano escolar começava no mês de janeiro na turma correspondente a 22° turma. Sua formação inicial antes de prestar concurso era concurso ginasial(1944 - 1947) no colégio paranaense internato, localizado em Curitiba - PR, esse colégio foi criado por instituições religiosas, um formação de padres ate 1941 e adquirido pela instituição marista pela educação no Brasil administrado por duas províncias do RS e SP onde mantinham esses dois colégios. Em Curitiba frequentou de 1944 a 1947. Em 1948 se preparou para a vida militar na FAB, TENDO sido aprovado para a escola de especialista da FAB. Ali se formou como 3° sargento especialista da FAB, EM 1951(correspondente ao curso profissionalizante do segundo grau como civil) 1951/52/53 cursou e concluiu em 53 o curso colegial, a partir de 1954 após ter prestado vestibular, cursou economia na PUC - SP e último ano no UFPR, TENDO sido bacharelado em 1975. Faz suas atividades militares como sargento especialista aeronavegante em um esquadrão que executava missões de reconhecimento aerofotografico e metereologia destinado a missões civis e militares apoiando cartografia(para o IBGE, SERVIÇOS GEOGRAFICO DO EXÉRCITO E SERVIÇOS DE NAVEGAÇÃO e hidrografia DA MARINHA) depois de toda essa sua atuação faz a continuidade da sua carreira atingiu o posto de aspirante oficial e segundo tenente, e em continuação passou pelos postos até atingir o posto de coronel por merecimento ( vida e legislação militar comum a 3 forcas singulares) Com mais de 1763 horas de vôo em missões de sua especialidade, digo isso, professora Maria para dar os parabéns a sua manifestação, pela sua coragem em manifestar a defesa e a dedicação da sua profissão, jocosamente digo ao meu cunhado que por mim posta esse comentário dizendo o professor ganha pouco porque dá "não vende aulas" por isso é sempre mal renumerado perante as outras classes de trabalho. A profissão de professor é semelhante ao da carreira militar bem como pdms comparar a da formação de sacerdócio. Segue explicações finais.

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  6. Há dois anos conheço o professor Luiz, que se tornou meu cunhado e vejo o sacrifício dele na sua profissão e vejo como está falida a organização escolar de São Paulo, o maior da nação. O professor me deixou estarrecido quando me contou a falta de respeito dos alunos em sala de aula, hoje ele está alotado no interior é notou a diferença de comportamento dos alunos quanto a disciplina em sala de aula. Eu como disse anteriormente fui instrutor de matérias técnicas e de duas de economia. Não tinha nenhuma dificuldade quanto ao comportamento dos alunos.Reforco a sua colocação em que o jornalista demonstra em conhecer a dificuldade do professor em sala de aula.

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  7. Há dois anos conheço o professor Luiz, que se tornou meu cunhado e vejo o sacrifício dele na sua profissão e vejo como está falida a organização escolar de São Paulo, o maior da nação. O professor me deixou estarrecido quando me contou a falta de respeito dos alunos em sala de aula, hoje ele está alotado no interior é notou a diferença de comportamento dos alunos quanto a disciplina em sala de aula. Eu como disse anteriormente fui instrutor de matérias técnicas e de duas de economia. Não tinha nenhuma dificuldade quanto ao comportamento dos alunos.Reforco a sua colocação em que o jornalista demonstra em conhecer a dificuldade do professor em sala de aula.

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  8. O colunista demonstra a totalidade dos Estados que dão essas vantagens todas aos professores dos 27 Estados, ele quer comparar Amapá com o Piauí por exemplo,generalizando os procedimentos por ele elencados como benefícios da carreira de professor. Os médicos do servico público recebem atualmente um
    valor e os estrangeiros outro, por que será???

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  9. O ser diz; que é 'privilégio' poder tirar licença maternidade.

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  10. Se respeitássemos os Professores em pelo menos metade do que merecem, teríamos uma sociedade mais honesta menos alienada. Teríamos menos detentos e muito menos delinquentes - porque pobreza não dá direito à injustiça nem à prática de crimes, aliás, as melhores pessoas que conheci na vida e nas quais me espelho sempre foram pobre e humildes mas de uma honestidade e decência inabaláveis e exemplares...Não nos deixaríamos ficar coniventes com a corrupção - por mínima que fosse, com preconceitos e qualquer tipo de violência... Podem dizer e fazer o que quiserem, mas a única força capaz de mudar uma nação - e de modo IRREVERSÍVEL É A EDUCAÇÃO. Aos PROFESSORES, o meu mais profundo respeito e admiração! A esse Senhor Claúdio de Moura Castro, apenas o repúdio pelas declarações e o sentimento de profunda tristeza por saber que, apesar do Currículum que apresenta, não reconhece que até para deliberar (que é muito diferente de pensar) tanta blasfema e mentira, precisou não somente de um, mas de vários professores para ensiná-lo até a escrever...
    Márcia Alves

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  11. Se respeitássemos os Professores em pelo menos metade do que merecem, teríamos uma sociedade mais honesta menos alienada. Teríamos menos detentos e muito menos delinquentes - porque pobreza não dá direito à injustiça nem à prática de crimes, aliás, as melhores pessoas que conheci na vida e nas quais me espelho sempre foram pobre e humildes mas de uma honestidade e decência inabaláveis e exemplares...Não nos deixaríamos ficar coniventes com a corrupção - por mínima que fosse, com preconceitos e qualquer tipo de violência... Podem dizer e fazer o que quiserem, mas a única força capaz de mudar uma nação - e de modo IRREVERSÍVEL É A EDUCAÇÃO. Aos PROFESSORES, o meu mais profundo respeito e admiração! A esse Senhor Claúdio de Moura Castro, apenas o repúdio pelas declarações e o sentimento de profunda tristeza por saber que, apesar do Currículum que apresenta, não reconhece que até para deliberar (que é muito diferente de pensar) tanta blasfema e mentira, precisou não somente de um, mas de vários professores para ensiná-lo até a escrever...
    Márcia Alves

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  12. Se respeitássemos os Professores em pelo menos metade do que merecem, teríamos uma sociedade mais honesta menos alienada. Teríamos menos detentos e muito menos delinquentes - porque pobreza não dá direito à injustiça nem à prática de crimes, aliás, as melhores pessoas que conheci na vida e nas quais me espelho sempre foram pobre e humildes mas de uma honestidade e decência inabaláveis e exemplares...Não nos deixaríamos ficar coniventes com a corrupção - por mínima que fosse, com preconceitos e qualquer tipo de violência... Podem dizer e fazer o que quiserem, mas a única força capaz de mudar uma nação - e de modo IRREVERSÍVEL É A EDUCAÇÃO. Aos PROFESSORES, o meu mais profundo respeito e admiração! A esse Senhor Claúdio de Moura Castro, apenas o repúdio pelas declarações e o sentimento de profunda tristeza por saber que, apesar do Currículum que apresenta, não reconhece que até para deliberar (que é muito diferente de pensar) tanta blasfema e mentira, precisou não somente de um, mas de vários professores para ensiná-lo até a escrever...
    Márcia Alves

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  13. Este senhor é totalmente desprovido de bom censo, na verdade não sabe o que esta falando. Por que senhor Claudio Castro não vai ser professor já que a profissão é tão bem remunerada, há já sei é por que o senhor não conhece o mínimo de educação.

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