quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Saúda continua com acento

Saúda continua com acento
Andando pelas ruas é comum encontrarmos faixas escritas de todo jeito. A procissão que venerava a imagem de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, atraiu uma multidão. Nas ruas muitas mensagens de agradecimento e de fé. Nas faixas expostas, empresas e famílias saudavam Santa Luzia.
Em uma das faixas estava escrito: A família Fulano saúdam Santa Luzia. Um erro. Família é um substantivo simples, assim o verbo deve ficar no singular: saúda. Apesar de família se referir a várias pessoas, a um grupo, o verbo deve concordar com a palavra no singular.
A propósito, existe diferença entre saudar e saldar. Saudar vem de saudação, quando alguém saúda outra pessoa; e saldar é de tirar o saldo, o que lucrou ou o que restou. Na fala, tem o mesmo som, mas na escrita uma letrinha faz a diferença.
Saúda não perdeu o acento com o novo acordo. Explico: nas palavras paroxítonas não se usa o acento agudo no i e no u tônicos que vierem depois de um ditongo decrescente. No caso da palavra saúda, não tem ditongo antes do u, então o acento permanece.

fonte: gazeta do oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário