domingo, 26 de setembro de 2010

Caicó será sede de mais uma feira do livro no interior do RN

A Feira do Livro do Seridó será realizada entre os dias 21 e 23 de outubro na Ilha de Santana, em Caicó. O evento pretende difundir a riqueza da literatura, proporcionar o encontro entre leitor, personagens, autor e obras literárias, além de intensificar sua disposição natural para revelar os novos talentos da literatura potiguar.

O evento faz parte do Circuito Potiguar do Livro e surgiu a partir dos bons resultados das cinco primeiras edições da Feira do Livro de Mossoró. Além da ampla oferta de livros, a Feira do Livro do Seridó oferece palestras, oficinas e bate-papos com autores nacionais e locais, além de uma intensa programação cultural desenvolvida para despertar no público seridoense o prazer pela leitura e a comercialização de publicações dos mais diferentes gêneros. 

De acordo com o coordenador do evento, Osni Damásio, a meta é realizar uma programação variada, de modo a atingir diferentes públicos despertando neles o interesse maior pela leitura. “A partir de uma vasta programação cultural e da ampliação de atividades iremos incentivar o hábito da leitura de maneira divertida e espontânea, além de estimular a escrita e o convívio mais próximo da população com o mundo dos livros”, destaca o coordenador.

O evento também vai contar com o convênio cheque livro, no valor de R$ 150 mil. O projeto permite que alunos e professores de escolas públicas estaduais adquiram livros para ampliar e renovar o acervo das bibliotecas escolares. Neste ano, 97 escolas do Estado serão beneficiadas.

Grandes nomes da literatura nacional e regional marcaram a presença na edição anterior do evento, entre eles podemos destacar: Gabriel, O Pensador; Tarcísio Gurgel, Vicente Serejo e o poeta popular, Antonio Francisco.  Em 2010, estão confirmados: Paulo Varela e Carlos Marcelo.

A Feira foi aprovada pela lei Câmara Cascudo, tem o patrocínio da Cosern, Governo do Estado e da Prefeitura de Caicó. Conta com o apoio cultural da Sebrae, Sesi, Fundação José Augusto, Funpec e Circo da Luz.

Sesc promove evento literário na ZN

Depois de passar por Potilândia e Mossoró, a Feira de Livros do Sesc chega à Zona Norte. O evento terá abertura na quarta, 29, a partir das 9h, na unidade do Sesc Ler Zona Norte, localizado na Rua Paranduva, s/n, com a participação do grupo “Pau e Lata”, de São Gonçalo do Amarante. Eles farão uma apresentação musicada dos romances de Dona Militana e também do “Boi de Reis”.

A programação acontece das 8h às 11h e das 14h às 17h, com oficinas de produção textual; contação de histórias e leitura de cordel; danças folclóricas; exposição do artesanato potiguar; oficina de cantigas de rodas e brincadeiras folclóricas; apresentações de dança, música e sarau, entre outras atividades.

Este ano, o evento homenageia personalidades ligadas ao folclore do RN: Deífilo Gurgel, Câmara Cascudo e Dona Militana. O evento literário é direcionado aos alunos da rede pública e privada de ensino, professores e técnicos das áreas de educação e cultura, comerciários e público em geral. Na unidade da Zona Norte a feira acontece até o dia 01/10, seguindo para o Sesc Macaíba (05 a 08/10) e o Sesc Seridó (28 e 29/10). O evento é aberto ao público com entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário