quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Câncer de pele: conheça os sintomas e tratamentos


A pele é o maior órgão do corpo humano. Sua espessura varia conforme a necessidade da área que recobre. Uma das doenças mais comuns na pele é o câncer.

Carcinoma epidermoide de pele, ou espinocelular, é um tipo de tumor maligno que surge na epiderme, a camada mais superficial da pele, especialmente nas regiões do corpo mais expostas à radiação solar, como o rosto, cabeça, pescoço, braços, mãos e pés. Bem mais agressivo e invasivo do que o carcinoma basocelular, nas lesões do carcinoma epidermoide proliferam células escamosas que, depois de um tempo, podem dar origem a metástases distantes em órgãos internos como os pulmões, colo do útero e na mucosa da boca, por exemplo.

Essas lesões também podem aparecer sobre cicatrizes e queimaduras antigas, e nas ceratoses actinicas (áreas avermelhadas em consequência da proliferação da queratina na camada basal da pele depois de longas e repetidas exposições aos raios ultravioleta).

Sintomas
Entre os sinais do carcinoma epidermoide de pele incialmente destaca-se o aparecimento de um nódulo ou de manchas avermelhadas e irregulares, que crescem depressa, adquirem aspecto descamativo e podem transformar-se em feridas que sangram, coçam e não cicatrizam ou, ainda, formar protuberâncias rugosas semelhantes às da couve-flor.

Diagnóstico
Como se trata de uma lesão cancerígena de evolução rápida e consequências graves, o diagnóstico precoce é de suma importância para garantir melhores condições de tratamento e perspectivas de cura. Para estabelecê-lo, o médico leva em conta as características clínicas das lesões e o resultado da biópsia realizada numa amostra do tecido afetado pela enfermidade.

Tratamento
O tratamento do carcinoma epidermoide é cirúrgico, visa à retirada total do tumor maligno e pode ser eventualmente complementado por aplicações de radioterapia. Quanto antes a cirurgia for realizada, maior será a chance de evitar o aparecimento de metástases espalhadas por outros órgãos, o que pode tornar a doença mortal.

Cuide da sua pele, cuide da saúde!


Créditos: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário