sábado, 7 de agosto de 2010

Escolas da rede Estadual ficam acima da média no Enem

Equipe Da SEEC entrega premiação

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) homenageou as cinco escolas da rede estadual de Mossoró que ultrapassaram a média do Exame Nacional do Ensino Médio. A média do ENEM, em 2009, foi 4.00. As escolas homenageadas ficaram com médias acima de cinco e também receberam, da SEEC, um prêmio como forma de incentivo e reconhecimento a dedicação de professores, gestores escolares e alunos. A premiação ocorreu no Circo da Luz, montado na Estação das Artes Elizeu Ventania, em Mossoró, Durante a 6ª Feira do Livro.

As entidades homenageadas, circunscritas a 12ª Dired, regional de Mossoró, foram as Escolas Estaduais Prof. Hermógenes Nogueira da Costa (544,91), Profª. Maria Stela Pinheiro Costa (541,39), Prof. Abel Freire Coelho (533,16), Escola Estadual Padre José de Anchieta (535,23) e o Centro Integrado Eliseu Viana (536,35). O prêmio, doado pela SEEC, e entregue aos diretores, foi um Kit contendo uma câmera filmadora e um aparelho de DVD.

A diretora Evanice Fernandes Queiroz, da Escola Estadual Profª. Maria Stela Pinheiro - que fica no Bairro da Liberdade, Auto de São Manoel - destacou como principal diferencial para a conquista de uma boa média a dedicação dos alunos aliada ao trabalho pedagógico. Segundo Evanice, foi feito um trabalho diferenciado com as turmas, que consistiu em aulas apresentadas em vídeo direcionadas para as provas do exame. "É claro que já havia uma base, mas o material em vídeo complementou a preparação". Afirmou.

17 alunos da escola passaram no exame, apenas um deles para uma faculdade particular, alguns conquistaram notas para ingressar em mais de uma universidade. Para 2010, a diretora afirma que o trabalho vai ser intensificado e ampliado, uma vez que, os resultados incentivaram muitos estudantes e houve uma procura maior, a expectativa é de que a média aumente com um maior número de alunos aprovados no ENEM.

Evania Gurgel, diretora do Centro Integrado Eliseu Viana, também destacou a dedicação dos alunos, mas afirmou que, ao contrário da Stela Pinheiro, não houve nenhum trabalho diferenciado, porém, o ensino pedagógico por meio de projetos interdisciplinares - que consiste em integrar, em um mesmo contexto, disciplinas variadas – ajudou a melhorar a concentração e serviu como estímulo tanto para professores como para os alunos.

Célida Linhares, chefe da 12ª Dired, afirmou que apesar dos contra tempos os resultados foram muito satisfatórios e se colocou a disposição dos diretores para colaborar com trabalhos direcionados para o ENEM. Erileide Rocha, subcoordenadora do Ensino Médio no Estado, se mostrou muito satisfeita e feliz com os resultados das escolas do Ensino Médio no Enem, para ela as diversas ações da SEEC estão fazendo a diferença. "Os projetos de leitura como o Proler, Formação de Leitores e Prazer em Ler estão dando resultados. Precisamos agora evoluir com a discussão no sentido de qualificar cada vez mais a educação". Afirmou.   
> Materia extraida do portal da seec/rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário