sexta-feira, 6 de agosto de 2010

509º Aniversario do Estado do RN

A EEPJA FOI CONVIDADA E GANHOU PRESENTES!

O Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Educacao e da Cultura realizaram, na manha desta sexta-feira (06), na Praca da Bandeira, Centro Administrativo do Estado, a solenidade comemorativa ao 509º aniversario de fundacao do RN. O aniversario do Estado e comemorado no dia 07 de agostro, cmo cai em um sabado, a solenidade para comemorar os 509 anos de fundacao foi antecipado para a sexta e contou com a presenca de varias autoridades entre elas o Governado Ibere Ferreira de Souza e o Secretario de Estado da Educacao, prof. Otavio Augusto d e Araujo Tavares.

Sobre a educacao, o governador aproveitou para parabenizar a plateia formada por educadores pelo aumento do IDEB. Na avaliacao nacional, o Indice de Desenvolvimento da Educacao Basica do Estado atingiu todas as metas previstas pelo MEC, no Exame nacional do Ensino Medio, varias escolas da rede estadual ficaram acima da media. Para o governador essa foi uma grande conquista, porem ainda ha muito a se fazer "Vamos criar o IDEB estadual para fazer uma avaliacao mais precisa das nossas instituicoes. Vamos implantar a meritocracia, pois precisamos tratar as pessoas diferentes de maneira diferente". Afirmou.

O secretrio prof. Otavio Augusto observou que a gestao na SECC e feita de forma participativa e com prestacao de contas como exige a legislacao brasileira. Sobre as acoes que levaram um sensivel aumento nos indices do IDEB, ele destacou os programas sociais que facilitam o acesso as escolas e os programas que transferem recursos para as unidades de ensino, mas tambem lembrou que ha uma diferenca entre a avaliacao do IDEB e a do ENEM. O primeiro avalia as instituicoes e o segundo nao avalia as instituicoes apenas os alunos, mesmo assim, e preciso levar em consideracao os numeros do ENEM.

A solenidade de comemoracao tambem contou com a participacao do jornalista e escritor Crispiniano Neto presidente da Fundacao Jose Augusto que fez uma apresentacao poetica onde o tema foi a historia do RN e do repentista e escritor Amancio Sobrinho que com o mesmo tema fez uma bonita apresentacao ao seu estilo. As apresetacoes culturais tambem tiveram a participacao de bandas fanfarras das escolas estaduais e da orquestra Garibaldi Romano.

Para encerrar o evento a equipe gestora da SEEC entregou kits de premiacao aos diretores das escolas da rede estadual que obtiveram bons resultados no IDEB e no ENEM, o maior destaque foi para a Escola Estadual Barao do Rio Branco, do municipio de Parelhas/RN que tirou nota 5.8 no IDEB, uma nota bem proxima da pretendida pelo MEC para o ano de 2022 que e 6.0. Ja o ENEM  a escola mais bem avaliada foi a Escola Estadual Joao Soares de Souza do municipio de Venha-Ver.
materia extraida do Portal da SEEC.

NOTA DO BLOG

A Escola Estadual Padre Jose de Anchieta do municipio de Serra do Mel atingiu IDEB 3.5 no Ensino Fundamental series finais enota 5.4 na avaliacao do ENEM. Esteve presente a solenidade o vice-diretor prof. Roberto de Araujo onde representou a ESCOLA e recebeu as homenagens e os premios pelo avanco da educacao da Serra do Mel atraves da Escola Estadual.

Um comentário: