quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cartão Eletrônico do Livro beneficia 164 escolas da rede estadual

Secretária adjunta Salizete Freire fez abertura do evento
O Governo do Estado,através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), fez a entrega do Cartão Eletrônico do Livro as escolas da rede estadual, circunscritas as Direds de Assu, Apodi, Angicos e Mossoró. O Cartão é um projeto destinado a ampliar o acervo das bibliotecas de escolas estaduais e consiste em um crédito, que varia de 670 a 1.500 reais, para as unidades de ensino adquirir livros durante a Sexta Feria do Livro de Mossoró.

O Cartão foi entregue aos diretores das escolas durante a abertura da feira, nesta terça-feira (03), na Estação das Artes&nbspElizeu Ventania, em Mossoró e faz parte da política de leitura adotada pelo governo do estado. O projeto além de fomentar a Feira do Livro de Mossoró, com um investimento de 300 mil reais, tem como objetivo viabilizar a construção de uma cultura de leitura no estado. Foram beneficiadas 164 escolas da rede estadual de ensino.

Para Evanice Queiros, diretora da Escola Estadual Maria Stela Pinheiro Costa, de Mossoró, um dos benefícios do Cartão Eletrônico do Livro é que a compra é feita pelo diretor, orientado pelos professores. "A participação e orientação do professor é muito importante na escolha do material. Eles conhecem a necessidade didática", afirmou.

Célida Linhares, chefe da 12º Dired, destacou a importância da participação dos diretores na política educacional do estado, agradeceu a participação de todos no evento e destacou o apoio da Secretaria de Educação com a entrega do Cartão Livro, uma ação que vai ajudar a enriquecer ainda mais o acervo das bibliotecas e cumprir também a lei 12.244/2010, que estabelece um prazo de dez anos para toda a rede publica de ensino disponibilizar bibliotecas para os alunos. Com o Cartão Eletrônico do Livro, que substitui o Cheque Livro, a rede estadual de ensino antecipa o cumprimento desse prazo.

Para Domingos Sávio, coordenador da CODESE (Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação) o Cartão Livro é uma das ações da política educacional desenvolvida pelo governo do estado que mostra para a sociedade uma evolução da qualidade da educação. Segundo ele, a melhoria dos resultados no IDEB, onde a rede estadual alcançou todas as metas estabelecidas pelo MEC, é uma evolução lenta, mas consistente e permanente.

Salizete Freire, Secretaria Adjunta de Educação do Estado, apresentou números da ação do governo, por meio da SEEC, em parceria com a União. De acordo com ela, o estado do Rio Grande do Norte nunca doou tantos livros para as escolas da rede, este ano já foram doados mais de 12 milhões de livros para o ensino médio. Para ela, a política de incentivo a leitura é importante para a sociedade porque o livro media a história. "Uma sociedade, sadia se faz de homens de bem e livros de qualidade". Afirmou.

A Feira do Livro de Mossoró é o maior evento do seguimento da Região Oeste Potiguar. Para os empreendedores da área, significa o período de maior faturamento do ano. Daniel Câmara, gerente de marketing da Poty Livros, empresa com duas lojas em Mossoró, destacou que o maior parceiro do evento é o governo do RN com o investimento de R$ 300 mil. Para ele, o recurso disponibilizado por meio do cartão eletrônico é o que sustenta a feira. "A Feira gira em torno do cartão. As vendas para o público ainda são muito pequenas. O público participa, mas em termos de venda são as escolas da rede estadual que matem o negócio". Afirmou.

Além da Feira do Livro de Mossoró o Governo do Estado também vai apoiar a Feira do Livro de Caicó, que será realizada na última semana de outubro. O governo vai investir 200 mil reais no evento.

Um comentário:

  1. Ai irmão, faltou colocar o blog de Serra do Mel nos links não foi? www.serradomel-rn.com

    ResponderExcluir