sábado, 1 de março de 2014

Oriundo de escola pública, 1º lugar em medicina da UFRN comenta realização do sonho

 
Fazer “medicina diferenciada, para ajudar ao próximo”. Essa é a intenção de Everton de Souza Frutuoso, 18 anos, primeiro lugar em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2014, por meio do sistema de cotas.
A declaração foi testemunhada pela reitora Ângela Paiva Cruz, vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Janeusa Trindade, na manhã desta sexta-feira, 28, em meio à recepção ao aluno no gabinete da reitora.
Na ocasião, a reitora destacou o que a aprovação de Everton Frutuoso é “muito importante” para a família, para a UFRN e para os jovens potiguares e do Brasil. Lembrou que a missão social da Universidade é focada na justiça social, na solidariedade e na formação para a cidadania.
Ângela Paiva frisou que a universidade pública é lugar de todos e reiterou o compromisso da Instituição com a inclusão social ao aderir ao sistema de cotas e ao ENEM/SiSU. E completou: “É imensa nossa felicidade por você ter passado para o Curso de Medicina e, particularmente, por ser beneficiado por essa política de inclusão da UFRN”.
A vice-reitora Maria de Fátima Ximenes também falou sobre a oportunidade que o aluno teve em concorrer com milhares de alunos e ter conquistado uma vaga. “Você está entre os 10% de estudantes que conseguiram entrar na universidade”, salientou.
Histórico
Filho de agricultor e dona de casa, Everton de Souza Frutuoso é natural do município de Ipanguassu e sempre estudou em escola pública. Fez o ensino fundamental na Escola Maria Natália de Souza e o médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), onde cursou Informática, “mais por falta de opção do que por vocação”, comentou o estudante.
O sucesso veio na segunda tentativa de entrar na universidade. Everton Frutuoso diz que sua opção por Medicina também foi influenciada por alguns colegas, um deles aprovado para a UFRN. Na primeira tentativa, no vestibular 2013, ele passou apenas na primeira fase.
Determinado a realizar o seu sonho, veio para a capital Natal, onde ganhou uma bolsa de estudo num cursinho pré-vestibular e trabalho como monitor. Isso, aliado às aulas particulares que ministrava, possibilitou-lhe o sustento para se preparar melhor para o ENEM/SiSU, coroado em 2014 com a aprovação para a UFRN.
Everton confessou que sente orgulho de hoje participar da melhor universidade do Norte/Nordeste, e uma das “gigantes” do Brasil. Emendou que, apesar de ser um curso bastante “puxado”, é isso que quer para sua vida. Instalado em uma das residências da UFRN, já foi classificado para receber outros auxílios sociais, como a Bolsa Permanência, que lhe dará condições de permanecer no curso até o fim.
 
Fonte: Jornal de Fato

Um comentário:

  1. A Escola Pública ainda é o melhor negócio, precisamos valorizar cada centavo gasto com a mesma, precisamos participar cada vez mais da vida desta escola para que possamos comemorar muitas outras realizações como essa. por uma escola pública de qualidade.

    ResponderExcluir