Representantes da categoria se reuniram com equipe do Governo, mas não se sentiram contemplados
A greve dos professores da rede estadual de ensino já dura mais de 30 dias desde a sua deflagração. Para tentar negociar com o Governo, os docentes se reuniram na quinta-feira passada, 2, em Natal, com a secretária Estadual de Educação, Betânia Ramalho, conforme informou o coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (SINTE), Rômulo Arnaud.
Segundo ele, o Governo apresentou uma proposta, mas o discurso não contemplou as reivindicações da categoria.
O sindicato alega que os valores propostos estão longe de atender as reivindicações apresentadas pelo Sinte. Rômulo Arnaud explica que o Governo afirmou que nenhum professor do Rio Grande do Norte vai ganhar menos que o piso salarial.
No entanto, ele menciona que o cálcualo do Governo com base nas recomendações do MEC estipula que o salário dos professores de nível médio seja de R$ 890,00.
Porém, o coordenador sindical afirma que o piso proposto para o mês de junho contemplará menos de duas mil pessoas. Isso porque a proposta é de que o plano seja colocado em prática a partir de setembro, mas a diferença salarial que deve ser paga será dividida em quatro parcelas.
“O Governo vai dividir o valor da nossa tabela em quatro meses”, afirma o coordenador. “Ou seja, a eficácia do piso que o MEC está recomendando só se dará em dezembro”, acrescenta.
Apesar da categoria não ter se sentido contemplada com a proposta, Rômulo Arnaud afirma que os professores consideram que houve um avanço, uma vez que, pela primeira vez, houve a apresentação de uma proposta.
Ele comenta que a direção do sindicato vai continuar defendendo a greve, uma vez que a questão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos funcionários e do magistério, um dos principais pontos da greve, não teve avanços.
Ontem, os professores realizaram uma assembleia em Natal, para debater o que foi apresentado. Com esse mesmo objetivo, a categoria se reúne hoje, 4, em Mossoró, a partir das 8h30.
O encontro acontece na Praça Felipe Guerra (em frente ao Shopping Boulevard). “Eu acho que vai continuar por unanimidade”, comenta Rômulo Arnaud.
Na tarde de ontem, os professores realizaram uma atividade cultural-esportiva da greve. A ação aconteceu na Praça dos Esportes.
Fonte: Gazeta do Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário