Frase da Semana:

Seu Portal de Informação Sobre Educação!

“Não basta ser apenas professor, é preciso ser mestre na arte de ensinar". (Autor Desconhecido)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PISA: Educação no RN é uma das piores do Brasil

 
APENAS 371 PONTOS

O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) realizado em 2009 indica que a educação no Rio Grande do Norte é uma das piores do Brasil. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (7), e o índice de desempenho do estado foi de 371 pontos – acima apenas do Maranhão (355) e de Alagoas (354). O RN aparece também colado ao Acre e ao Amazonas, que também obtiveram média 371.
A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, resultados inferiores do estado do Norte e Nordeste são reflexo do baixo investimento que foi feito nessas regiões nos últimos anos.


Segundo afirmou, seria injusto cobrar destas regiões desempenho comparável ao sul e sudeste, sendo que só recentemente foram dadas a elas condições de formular políticas públicas consistentes voltadas para a educação.

Uma forma para corrigir as desigualdades, apontou, seria garantir investimentos governamentais para o setor através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Criado em 2006, ele repassa recursos aos estados mais pobres que não conseguem investir um valor mínimo por aluno ao ano.

Por outro lado, o melhor resultado foi obtido pelos alunos do Distrito Federal, com média de 439 – 38 pontos acima da nacional. Em seguida, aparecem Santa Catarina (428), Rio Grande do Sul (424), Minas Gerais (422) e Paraná (417).

Nenhum comentário:

Postar um comentário