sábado, 11 de dezembro de 2010

Governo monta rede de televisão voltada para produção educativa no RN

Por Agência RN

O Governo do Estado está implantando a rede de televisão voltada para a produção educativa e cultural. A Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultura do Rio Grande do Norte (RPTV) já está funcionando em Currais Novos, desde 17 de junho deste ano, e deverá ser inaugurada em Natal no próximo mês de dezembro. A RPTV de Currais Novos, canal 17 da TV a Cabo, funciona no mesmo prédio da Caern, e conta com equipe de reportagem que cobre eventos importantes da região Seridó e do Estado.

Em Natal, a RPTV terá estúdios, em fase de implantação, no prédio da Secretaria Estadual de Educação, Centro Administrativo. Deverá ser assistido pelo canal 31 da TV a Cabo. "Pretendemos que essa TV seja um elemento catalisador e estimulador da produção audiovisual no Rio Grande do Norte", diz Raimundo Melo, coordenador do projeto "Cinema na Escola" e da RPTV.

A Rede Potiguar de Televisão Educativa será implantada, além de Currais Novos, nas cidades de Natal, Mossoró e Assu. A Secretaria de Educação já solicitou canais às empresas operadoras de televisão a cabo nas respectivas cidades. Fruto de parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a ONG Centro de Documentação e Comunicação Popular (Cecop), a RPTV transmite a programação nacional da TV Escola e tem três horas diárias de inserções de conteúdos feitos no Rio Grande do Norte. Esse conteúdo é produzido por professores e alunos qualificados pelo projeto "Cinema na Escola" da Secretaria de Educação.

Já estão sendo produzidos conteúdos de audiovisual nos municípios de Florânia, Currais Novos e Nísia Floresta. Entre os conteúdos feitos por alunos e professores da rede pública destacam-se obras do projeto "Curta Nordeste" – que apresenta em curtas metragens aspectos culturais da vida da região e do Rio Grande do Norte. São obras como "Casa de Tapioca", "Forró de Zé de Gorete", "Sequilhos" e "Artesanato em Cipó".

Em março do próximo ano, a RPTV irá produzir conteúdos em parceria com o canal Futura, na série de programas com a temática "Modos de ser e de viver da População". O projeto "Cinema na Escola" leva até professores e alunos da rede pública: a apresentação de produções nacionais formação de professores e alunos para o trabalho com audiovisual e a oportunidade de protagonismo no uso das novas tecnologias da informação. O projeto, criado em 2008, está presente em 08 municípios do Estado.

Fonte: http://www.educacao.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/seec/principal/enviados/index.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário