segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Olimpíada Brasileira de Matemática: vencedores recebem premiação


Os alunos medalhistas da 5ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) edição 2009 receberam nesta quinta-feira, 18 de novembro, às 14 horas, em solenidade no auditório Angélica Moura, Centro Administrativo, a premiação relativa ao concurso. Os vencedores receberam medalhas de ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e uma bolsa de iniciação científica júnior do Centro Nacional de Pesquisa (CNPQ).

A premiação também foi extensiva aos professores das escolas melhores classificadas na Olimpíada. Os professores foram agraciados com a entrega de uma placa de menção honrosa e uma coleção de livros, já as escolas vencedoras receberam como premiação: um kit esportivo e livros/vídeos para a montagem de uma biblioteca básica das disciplinas de Matemática e Ciências. As Secretarias Municipais de Educação vencedoras também foram premiadas com a entrega de troféus.

A quantidade de medalhas conquistadas pelas redes estadual , municipal e federal de ensino no RN chega a quarenta medalhas sendo uma medalha de ouro, seis de prata e trinta e três de bronze, além de 128 menções honrosas. Quatro professores e duas escolas também foram premiadas.

A medalha de ouro ficou com a aluna Ângela Tavares de Oliveira, da Escola Estadual Stela Wanderley, do conjunto Pirangi, zona sul de Natal. Outros alunos da rede estadual contemplados com as medalhas de prata são: Felix Lopes Barboza, da Escola Estadual Santos Dumont (Parnamirim), Leonardo Silva Nóbrega, da escola Jorge Fernandes, (Natal), Victor Oliveira Santana, Instituto Ary Parreiras (Natal), Igor Thierry Miranda Rocha, Escola estadual professor Manoel Herculano (São Francisco do Oeste), e Wennel Eliassafe Paiva Vanderlei , Escola Cônego Luiz Wanderley (Natal).

Foram ainda selecionados para receberem medalhas de bronze os estudantes: Thácito Raboni Medeiros (Escola Santos Dumont) Clara Gabrielle da Silva (Jerônimo Gueiros) Hipólito Filipe Costa de Araújo (Escola José Gonçalves de Medeiros- (Acari) e Débora Mendes Gomes (Instituto Ary Parreiras- Natal) Claúdio Rafael do Nascimento Silva (escola Ubaldo Bezerra de Melo (Ceará Mirim) Daniel Queiroz de Aquino (Escola Estadual Gilney de Souza –São Miguel Ricardo Douglas de Freitas (Escola Doutor José Fernandes de Melo e José Maria Souza de Oliveira (Escola Estadual Padre Ibiapina- Açu).

A Olimpíada de Matemática também homenageou com a entrega de uma placa e coleção de livros os professores Antonio Roberto da Silva (IFRN) Juraneide da Fonseca Tinoco Souza Araújo (Escola Estadual Stela Wanderley), Manoel Nunes de França (Instituto Ary Parreiras) Sandra Cardoso da Silva Carvalho (Instituto Ary Parreiras) e Maria Jervani de Carvalho (Escola Gilney de Souza – São Miguel).

Um kit de material esportivo e livros e vídeos para a composição de uma biblioteca básica de Matemática e Ciências, foram entregue as escolas: Quarto Centenário, Instituto Ary Parreiras e Santos Dumont (Parnamirim). Já as Secretarias municipais de Educação de São Fernando e São José do Seridó receberão troféus.

Uma das organizadoras da OBMEP/RN, Katia Mary Lessa da Fonseca destacou que a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Ela acrescentou ainda que suas atividades vêm mostrando a importância da matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

Participaram da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemátia das Escolas Públicas cerca de 19,2 milhões de estudantes da quinta à oitava série (sexto ao nono ano) do ensino fundamental e das três séries do ensino médio de todo o país.. Eles representaram 43,8 mil escolas de 99,1% dos municípios brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário