quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Aluno da rede estadual representará o RN no programa Jovem Senador

O estudante Pedro Paulo Ferreira Trindade, 18 anos, da escola estadual Luís Antônio, localizada no bairro de Candelária em Natal, representará o Rio Grande do Norte na 11ª edição do Programa Jovem Senador. O aluno cumprirá, durante uma semana, do dia 19 a 24 de novembro, em Brasília, o mandato de jovem senador potiguar. 
O Programa Jovem Senador proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal uma verdadeira imersão no Poder Legislativo Brasileiro. Durante cinco dias de atividades, os jovens adquirem conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Senado Federal. 
Para Pedro Paulo, representar o estado nacionalmente vai ser uma tarefa difícil, mas empolgante. “Apesar de não ser potiguar de nascimento, mas de coração, será uma honra representar a terra do meu avô que me acolheu muito bem”, diz o estudante que está ansioso com a experiência.  
Ao todo, foram mais de 53.904 mil textos analisados das escolas da rede, que teve uma massiva participação, através de mobilizações realizadas nas Diretorias Regionais de Educação (DIREC).  
A professora que orientou Pedro Paulo na redação, Regina Lima, diz que está feliz e lisonjeada com a conquista do aluno, “a sensação é de dever cumprido, principalmente por acreditar que estou no caminho certo dentro da minha atuação profissional”, declara.  
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) desenvolveu atividades visando contribuir com a realização do programa no estado, como a Ação Dia S, que integrou o concurso de Redação do Senado ao Currículo de Ensino Médio, colaborando para o desenvolvimento de práticas metodológicas de competências em três áreas de conhecimento, além de letramento linguístico e político. 
Dia 14 de dezembro, a SEEC realizará a Solenidade de premiação a todos os primeiros lugares no concurso de redação de cada DIREC. 
Saiba mais 
O Jovem Senador está em sua 11ª edição e é realizado anualmente. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. As instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema anual e enviar o melhor texto à correspondente Secretaria de Educação. No Senado Federal, uma comissão julgadora é formada para classificar os textos de cada uma das unidades da Federação e também o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais.

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