sábado, 9 de dezembro de 2017

Secretaria da Educação e da Cultura Logomarca Governo do Estado do RN Governo do Estado do RNSábado, 9 de Dezembro de 2017 O que você procura? OK MATÉRIA+ 791 163 Google +48 Professor representa o RN em encontro sobre práticas no ensino da matemática


O professor Jonathan Ferreira, da escola estadual Professor Luís Soares, localizada em Natal/RN, conquistou o primeiro lugar entre as práticas exitosas do programa Mente Inovadora, realizado pela Secretaria de Educação do RN em parceria com o grupo Mind Lab. O resultado foi divulgado durante o seminário de boas práticas realizado ontem (6) no auditório Angélica Moura, na sede da SEEC. 
Defendendo o projeto Plano Cartesiano e Moonwalk, o professor levou para sala de aula uma nova forma de estudar a relação dos eixos cartesianos utilizando os jogos do programa MenteInovadora. “Conseguimos trazer algo diferente para o estudo da matemática, ajudando a eles a repensar como eles podem ver o ensino como algo simples e dinâmico, ajudando a desenvolver um pensamento crítico sobre as aplicações matemáticas”, declarou o professor vencedor. 
Jonathan representará o RN no 1º Encontro Nacional de Professores Aplicadores da Metodologia, na sede da Mind Lab, em São Paulo, no dia 15 de janeiro de 2018.  Na ocasião, cada estado irá apresentar a sua atividade premiada e haverá uma troca de experiências entre os participantes. Como parte da premiação, o vencedor ganhou um final de semana com um acompanhante, com as despesas de viagem e hospedagem incluídas.
Além do vencedor, outros quatro professores apresentaram suas atividades. As escolas estaduais Padre José Maria Beinzinger, Stela Wanderley, Alceu Amoroso de Lima e José Fernandes Machado enviaram seus professores para o seminário. Todas as instituições de ensino apresentaram banners com as ações desenvolvidas nas escolas.
Cada professor elencou os pontos positivos que seus projetos proporcionaram ao processo de aprendizagem dos alunos. “Buscamos expandir a dinâmica das aulas. O programa nos deu a oportunidade de inovar no jeito de ensinar, mostrando que essas atividades devem continuar. Através dos jogos que chegaram nas escolas revivemos a importância da matemática”, apontou Fabiano Dantas, professor da escola Stela Wanderley.
A secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, destacou a importância que o programa MenteInovadora tem junto com as escolas da rede estadual. “O programa contribui em um desafio grandioso, que é melhorar o ensino de matemática em nossas escolas. É impressionante como a matemática é um tema que gera diversas discussões, seja no Brasil, ou em países que sejam mais desenvolvidos na área da educação”, frisou a titular da Educação.
Uma nova visão
O programa foi implantado em setembro deste ano, em vinte escolas e beneficia 6.233 alunos do 6º ao 9º ano ensino fundamental da rede estadual de ensino. A metodologia possibilitou releituras nas atividades de matemática feitas em sala de aula, dando a escola a oportunidade de experimentar, através de um material pedagógico elaborado exclusivamente para o programa, novas abordagens. “Atenta as nossas escolas, trouxemos o programa para o RN com o objetivo de contribuir na melhoria dos índices de matemática”, explicou Mônica Guimarães, secretária adjunta de educação.
O seminário ainda contou com a palestra da educadora Sandra Garcia, da equipe do Mind Lab, que falou sobre a importância do desenvolvimento das habilidades emocionais, éticas e sociais na Educação Fundamental, as neurociências e seus impactos na prevenção da evasão, na equidade e na qualidade do processo de aprendizagem nos outros segmentos. “O aluno tem que ter a certeza de que a escola confia nele e está empenhada em seu desenvolvimento”, disse Sandra durante a palestra.
Confira a classificação dos professores 
1º lugar – Jonathan Ferreira – Escola Estadual Professor Luís Soares
2º lugar – Guilherme de Azevedo - Escola Estadual José Fernandes Machado

3º lugar – Fabiano Dantas – Escola Estadual Stela Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário