terça-feira, 17 de outubro de 2017

Jornal O Mossoroense comemora 145 anos de fundação

Nesta terça-feira, 17 de outubro, o jornal O Mossoroense comemora 145 anos de fundação e de lançamento da 1ª edição.
Fundado em 17 de outubro de 1872, o O Mossoroense é o terceiro jornal mais antigo do Brasil e, por muito tempo, foi o único jornal da cidade de Mossoró.
Em homenagem à trajetória de 145 anos de informação a serviço da população, o Museu Histórico Lauro da Escóssia abriu nesta terça-feira exposição que conta a história do jornal O Mossoroense.
“O Museu mantém o acervo com todas as edições do jornal O Mossoroense, que prestou um importante serviço de registrar a história de Mossoró em suas páginas. Até hoje, muitos estudantes, professores, escritores e pesquisadores procuram o museu para consultar esses arquivos do jornal, a fim de saber de fatos ocorridos na cidade há décadas atrás. Por isso, diante da importância do jornal, resolvemos fazer essa exposição em celebração a esses 145 anos de história”, disse o diretor do Museu, Asclepius Cordeiro Saraiva.
 Jornal O Mossoroense completa 145 anos de fundação
Primeira edição do O Mossoroense está no Museu Lauro da Escóssia.

A exposição sobre o O Mossoroense contou com a visita do grupo Filhas de Jó, comitiva da Maçonaria dos Estados Unidos, além de membros da imprensa e da Rede Resistência de Comunicação, composta pelo jornal O Mossoroense e a rádio FM 93,7.
Durante a exposição, Asclepius Cordeiro conta ainda que o Museu está preparando parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para digitalizar o acervo com as edições impressas do O Mossoroense.
Ainda nesta terça-feira, a diretora do O Mossoroense, Maricélia Carlos, entregou ao Museu Histórico Lauro da Escóssia parte do acervo do jornal para integrar o patrimônio do museu, onde deve ficar disponível para toda a população.
 Jornal O Mossoroense completa 145 anos de fundação
O Mossoroense é fonte de pesquisa sobre a história de Mossoró.

Ao longo destes 145 anos, o jornal noticiou fatos que marcaram a história de Mossoró, do Rio Grande do Norte, do País, e do mundo, como o ataque do bando de Lampião a Mossoró, em 1927, além da exclusiva entrevista com o cangaceiro Jararaca.
Desde 01 de janeiro de 2015, o jornal está exclusivamente na internet. O Mossoroense foi pioneiro também na atuação no mundo digital, há 22 anos, quando a internet ainda engatinhava no Brasil. O site do O Mossoroense foi ao ar no ano de 1995, o primeiro do Rio Grande do Norte a entrar na web, e hoje é acessado por leitores em mais de 50 países.
 Jornal O Mossoroense completa 145 anos de fundação
Museu mantém acervo com todas as edições do O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário