terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Professores de Natal podem entrar em greve na próxima sexta-feira

Os professores da rede municipal de Natal aprovaram na tarde desta segunda-feira (15) em assembleia o indicativo de greve da categoria. A Prefeitura havia aberto o ano letivo também nesta segunda-feira para mais de 54 mil alunos matriculados nas 144 unidades espalhadas pelas quatro regiões administrativas da capital.
Fátima Cardoso falou sobre reivindicações (Foto: Aiberto Leandro)
Para a secretária de Educação, Justina Iva, o ano letivo começa com 4.402 professores efetivos, aproximadamente 500 professores temporários do processo seletivo, e 1130 estagiários do curso de Pedagogia, do convênio com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que atuam como auxiliares de sala. “No dia 22 de janeiro convocamos 266 professores aprovados no último concurso público”, disse Justina Iva.
A categoria agora aguarda as próximas 72 horas para que a Prefeitura apresente uma contraproposta, ou a greve será deflagrada.
O SINTE/RN já convocou uma nova assembleia, que será realizada nesta sexta-feira (19), a partir das 8h30, na ASSEN, para definir os rumos da greve iminente.
De acordo com a coordenadora geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso, o principal ponto da pauta de reivindicações dos professores é a exigência do pagamento das duas últimas parcelas da reposição salarial nos índices de 5,01% e 4,78%.
Veja abaixo os seis principais pontos da pauta de reivindicações da categoria:
1- O não pagamento das parcelas da reposição salarial nos índices de 5,78% e de 4,78%;
2- Mudança no calendário de pagamento;
3 – Direitos funcionais em atraso, como o descumprimento das leis 058/2004 e 114/2010
4 – Falta de condições de trabalho;
5-  A forma como a SME quer implantar a jornada de trabalho;
6 – Reordenamento na rede municipal que vem sendo implementado pela SME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário