quinta-feira, 21 de maio de 2015

Estudante agradece incentivo na luta pela educação


Gratidão
Empolgado e cheio de alegria, o estudante Song Jong Márcio Simione da Costa faz questão de agradecer o apoio que tem recebido. O jovem de 18 anos faz parte de uma família que acredita que a educação é a ferramenta transformadora da vida do ser humano e teima em vencer as dificuldades para trilhar os caminhos do saber. Essa história foi contada na edição de ontem, 20, da GAZETA DO OESTE e comoveu leitores e internautas que acompanham o jornal. A repercussão imediata surpreendeu Song Jong, que se enche de gratidão ao receber o apoio da população.
“Assim que a matéria saiu hoje [ontem] de manhã houve vários telefonemas, muitas pessoas ligando, inclusive, pessoas de outras cidades”, diz o jovem que se sentiu emocionado com a atenção de pessoas que nem o conhecem.
Sempre focado nos estudos, Song Jong destaca o valor da educação. “A importância é muito grande, porque desde pequeno eu passei por muitas dificuldades com minha família, nós fomos vendedores ambulantes”, conta, lembrando que eles vendiam diversos produtos e que o trabalho não é fácil.
Visando um caminho menos árduo para os filhos, os pais sempre aconselhavam “Estude, para que você não tenha um futuro igual ao nosso”, recorda, acrescentando que sempre refletiu muito sobre isso.
“Meu objetivo em estudar era conseguir terminar uma boa faculdade, ter um bom emprego e retribuir aos meus pais o que eles fizeram por mim”, diz.
Mas a gratidão não se resume aos pais. “Eu preciso, de alguma forma, retribuir isso para eles e não só para eles”, comenta o jovem. O sentimento de gratidão, segundo ele, é dedicado às pessoas que já o ajudaram após a matéria ser veiculada, àquelas que prometeram ajuda e àquelas que já compravam os seus produtos bem antes de sua história ser contada. Os nomes são muitos e, para não correr o risco de deixar de mencionar alguém, ele prefere não detalhar. Dois nomes, em particular são destacados, o do professor de Filosofia da Uern, Edinaldo Tibúrcio (Tebas), que tempos atrás fez uma campanha para que ele, que é míope, conseguisse usar óculos, e o da assistente social Sônia Lins.
Para retribuir a todas essas pessoas, ele espera conseguir desempenhar bem o seu papel na sociedade. “Agradecer a Mossoró todo, porque não é de agora que Mossoró vem me ajudando”, ressalta.
Das necessidades citadas pelo jovem na matéria veiculada na quarta-feira, 20, ele informou que precisa de uma vaga na residência universitária, um notebook, uma mochila, livros de eletromecânica, roupas (ele veste manequim 44) e um par de tênis (tamanho 42/43). Até ontem, havia conseguido algumas peças de roupa, livros e várias promessas de ajuda que ele confia que serão realizadas.
Para ele, o apoio vem em um momento importante, em que a incerteza sobre o futuro deixa a família apreensiva. Como eles não têm condições financeiras, a notícia sobre a aprovação em um curso na capital do Estado trouxe também preocupações com relação à ida e permanência do jovem em Natal.
Pais apostam no saber como bússola para o sucesso
Márcio Último: luta para comprar itens que servirão ao filho na UFRN. (Foto: Alcivan Costa)
Márcio Último: luta para comprar itens que servirão ao filho na UFRN. (Foto: Alcivan Costa)
“Com pastilhas refrescantes, compartilhas do futuro de um estudante brilhante”. É assim que o senhor Márcio Último tenta atrair, todos os dias, clientes para a compra de seus produtos. As horas de trabalho, as longas caminhadas e o cansaço da madrugada parecem se transformar em sorriso quando ele olha para o seu amuleto, uma foto do filho mais velho, Song Jong, e lembra que esse esforço é fundamental para que o jovem consiga cursar a graduação.
Seu Márcio e a esposa Sandra Simioni sempre acreditaram que a educação é o caminho para um futuro melhor. Com esse pensamento, o casal luta, incansavelmente, para que seus dois filhos trilhem a estrada do conhecimento.
Os dois adolescentes, por sua vez, reconhecem e fazem por onde merecer o empenho dos pais. Prestes a ingressar na UFRN, Song Jong, o mais velho, mergulha nos livros e sonha em retribuir o esforço dos pais e proporcionar um futuro melhor à família.
Os pais sempre acreditaram nos seus esforços. “Meus pais não estudaram por falta de oportunidades. Não estudaram porque a vida não deixou. Eu tenho essa oportunidade e quero agarrar”, destaca.
»» Facebook – Quem quiser acompanhar a história de Song Jong pode conferir a página do Facebook, criada por seu pai, Márcio Último. A página leva o nome do slogan que o senhor usa para atrair clientes ‘Com pastilhas refrescantes, compartilhas do futuro de um estudante brilhante’.
Para colaborar e incentivar a educação dos jovens, os interessados podem entrar em contato com Márcio Último através do telefone 9602-0460.
Créditos: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário