quinta-feira, 21 de maio de 2015

Entusiasmo marca a festa de abertura dos Jerninhos 2015


Abertura dos Jerninhos 2015 tem banda de música, shows acrobáticos, presença de campeões do Esporte Escolar e entusiasmo do público presente. Em festa esportiva ocorrida na manhã deste sábado (9), no Ginásio Marcelo Carvalho (DED), no bairro de Candelária, em Natal, a Coordenadoria de Desportos (Codesp) da Secretaria da Educação do RN deu início aos Jerninhos (Jogos do Ensino Fundamental) com participação recorde de escolas e de atletas.

Após o hino nacional, acendimento da pira olímpica e do juramento do atleta, o secretário da Educação do RN, Francisco das Chagas Fernandes, abriu oficialmente os Jerninhos 2015 e também o novo Ginásio Marcelo Carvalho (DED) para jogos e eventos esportivos. “É com alegria que abro os Jerninhos de 2015 e reabro para eventos essa grande praça de esportes, que é o ginásio do DED, na Zona Sul de Natal”, disse o secretário Francisco das Chagas. 

O Coordenador da Codesp, Gileno Souto, destacou a grande participação de escolas e alunos/atletas nos Jerninhos de 2015 e a reabertura do ginásio do DED. “Temos grande participação este ano e o ginásio do DED será utilizado pela competição sábados e domingos até o dia 31 deste mês. Estamos também reabrindo o ginásio do DED, a principal praça de esportes da Zona Sul de Natal”, ressaltou Gileno. A solenidade de abertura contou também com as presenças do secretário do Esporte e do Lazer do RN, George Câmara; do subsecretário da Educação do RN, Domingos Sávio de Oliveira; do secretário adjunto do Esporte, Francisco Canindé de França; do prefeito de Touros, Ney Leite; do diretor da 1ª Direc (Diretoria Regional de Educação e de Cultura), Daniel Bezerra; da coordenadora de esportes da Escola Doméstica, representando as escolas particulares, Flávia Uchoa; da representante da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, em nome das escolas públicas, Regina Dantas; da presidente da Federação Norteriograndense de Atletismo, Magnólia Figueiredo. 

Durante a solenidade foram homenageados os atletas da delegação de Atletismo do Rio Grande do Norte que tiveram participação inédita com recorde de medalhas no 1º Campeonato Estudantil Brasileiro, categoria de 15 a 18 anos, realizado na cidade de Recife, Pernambuco, no período de 2 a 4 deste mês. A delegação do Rio Grande do Norte conquistou o 2º lugar geral nacional no feminino, e o 3º lugar geral nacional no masculino. Entre os ganhadores de medalha, está o jovem Iago Natan e Silva, atleta/aluno da Escola Estadual Querubina Silveira, localizada no município de Cerro Corá, que conquistou o Ouro nos 110 metros com barreiras. Iago Natan vai agora representar o Rio Grande do Norte e o Brasil nos Jogos Mundiais que acontecem na China no mês de junho. 

A abertura dos Jerninhos 2015 também fica marcada pela grande presença de público nas dependências do Ginásio do DED, pela banda de música da escola “Faculdade da Criança de Natal”, sob a regência do maestro Carlos Munai, e pela beleza dos shows acrobáticos e circenses. 

Os Jerninhos 2015 movimentam cerca de 1.400 alunos/atletas de 78 escolas públicas e privadas localizadas nos municípios de Natal, Nova Cruz, Ceará Mirim, Goianinha, João Câmara, São Paulo do Potengi e Parnamirim. 

Os 1400 alunos/atletas disputarão 15 modalidades esportivas - basquete, futsal, futebol, xadrez, atletismo, ginástica artística, handebol, voleibol, karatê, taekwondo, badminton, natação, atletismo, judô e tênis de mesa. 

O campeonato acontece em duas categorias de idade. A categoria 1 envolve alunos de 7 e 8 anos de idade e nesta competição todos alunos participantes recebem premiação. Na categoria 2, disputada por alunos de 9 e 10 anos, ocorrem competições com premiação para os primeiros colocados. 

As competições serão realizadas até o dia 31 deste mês, sempre aos sábados e domingos, em ginásios esportivos localizados em Natal: ginásio do DED, Centro Moura, CEI Romualdo, Henrique Castriciano, Contemporâneo Cidade Verde , CAIC de Lagoa Nova ,FACEX e Aero Clube. 

Os Jerninhos (Jogos do Ensino Fundamental do RN) são promovidos e organizados pela Coordenadoria de Desportos (Codesp) da Secretaria da Educçaão do RN.

Créditos: SEEC/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário