domingo, 7 de dezembro de 2014

Estudantes se preparam para o PSV da Uern a uma semana das provas

As provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2015 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) serão aplicadas no próximo domingo e segunda-feira. A movimentação dos cursinhos preparatórios da cidade é intensa nesses dias que antecedem às provas, e o reforço nos estudos é fundamental para uma boa nota na avaliação.

A estudante Gersianny Bastos, 17, comenta que já realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e agora está se preparando para as provas da Uern. Ela diz estar confiante com o resultado do processo seletivo, apesar de considerar que não estudou o suficiente para as provas.

"Quero cursar Gestão Ambiental, mas não tenho estudado muito por falta de tempo, já que trabalho e ainda estudo. Acho que a disciplina que sairia melhor seria biologia, que é a que tenho mais domínio. Matemática é meu grande medo durante esse processo seletivo, já que sou péssima com números", ressalta.

Ana Clara Duarte, 22, comenta estar bem preparada para a prova. Ela afirma que irá disputar uma vaga no curso de Ciências Sociais, e que durante esta semana encerrou toda a revisão do conteúdo previsto no edital do processo seletivo. Ana concorrerá pela segunda vez.

"Meu ponto forte acredito ser história e geografia, nas demais me considero intermediária. Eu sempre tive muita facilidade nas matérias de humanas, o que pode me ajudar neste processo seletivo. A primeira vez que fiz o PSV foi em 2012, quando fiquei na suplência, este ano pretendo ser aprovada", explica.

Assessor pedagógico de um importante cursinho de Mossoró, Washington Barros comentou que a prova do PSV tem características próprias, que a diferem do Enem. Ele explicou que atenção aos conteúdos e uma boa rotina de estudo são ótimas formas de conseguir sucesso nos exames.

"A prova do PSV, diferentemente do Enem, busca a especialidade e, de certa forma, fica restrita a um conhecimento científico e 'conteudista'. Ela não evoca a transdisciplinalidade. Acho que apostar previamente no que pode cair na prova é um erro, já que as expectativas podem ser quebradas. O melhor a fazer é ter domínio dos assuntos previstos no edital, além de ter conhecimento de temas vigentes na atualidade, que podem ser correlacionados", comentou Washington.

O educador comenta que a melhor maneira de encarar os momentos finais de preparação para as provas da Uern é relaxando e evitando o acúmulo desnecessário de conteúdos, que podem criar confusão mental. "No último dia, o ideal é que o sistema cognitivo do candidato não esteja sobrecarregado", afirmou Washington lembrando que pontualidade e tranquilidade no dia dos exames também são muito importantes.

PREPARAÇÃO
A Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) já começou a preparação dos fiscais que vão acompanhar a realização das provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV). O resultado oficial dos selecionados para a função sairá na próxima terça-feira (9).
O fiscal terá remuneração de R$ 140,00, já descontados os valores relativos aos encargos sociais. Os fiscais selecionados deverão ter disponibilidade no dia 13 de dezembro para uma capacitação, e nos dias 14 e 15 quando ocorrem as provas do PSV.

Dicas para passar no vestibular
Dormir cedo na noite anterior
Conhecer previamente o local da prova
Ter domínio dos conteúdos previstos pelo edital
Não exagerar na comida antes da prova
Evitar filas, correrias e longos estresses
Revisar somente o necessário, não se desgastar
Créditos: O Mossoroense

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

UFERSA - Inscrições abertas para Pedagogia do Campo

EDOC: Licenciatura em Educação do Campo – Processo Seletivo Vocacionado

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA torna pública a realização de processo seletivo vocacionado (PSV) para ingresso no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) para os semestres 2015.1 e 2015.2

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo

O curso LEDOC  visa contribuir para a valorização da educação do campo voltada para a realidade do semiárido. Os(as) educadores(as) do campo formados pela UFERSA estarão preparados para compreender a realidade social e cultural específica das populações que vivem no e do campo e incorporar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento social. O curso pretende conferir o Diploma de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação para docência multidisciplinar nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, com as seguintes habilitações: “Ciências Humanas e Sociais” e“Ciências da Natureza”.
Este curso é ofertado em regime de alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade. O Tempo Escola será desenvolvido durante o semestre acadêmico com duração intensiva, em regime de tempo integral, de forma predominante no turno da manhã com atividades eventuais à tarde. O curso funcionará na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Mossoró. O Tempo Comunidade será desenvolvido de forma intensiva nos locais de moradia e/ou de trabalho dos estudantes, nos demais campi da UFERSA, por meio de projetos de estudos vinculados ao contexto e às escolas do campo.

PÚBLICO ALVO

O Processo Seletivo destina-se a:
1.1. Professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que tenham o ensino médio concluído e não tenham formação de nível superior.
1.2. Profissionais da educação que atuem nos centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo, vinculados a movimentos sociais ou sindicais do campo, que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior.
1.3. Profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo, que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior.
1.4. Jovens e adultos de comunidades do campo quetiverem concluído o ensino médio ou curso equivalente e não tenham formação em nível superior. A não conclusão do ensino médio implicará na perda automática da vaga no momento da matrícula na UFERSA.
1.5. Serão consideradas escolas e comunidades do campo aquelas que têm seu espaço geográfico classificado pelo IBGE como rural e localizada no estado do Rio Grande do Norte.

VAGAS

Estão sendo ofertadas 120 vagas, sendo 60 (sessenta) vagas para início em 2015.1 e 60 (sessenta) vagas para o semestre 2015.2.
Metade dessas vagas serão reservadas para candidatos oriundos da Escola Pública em decorrência do disposto na Lei nº. 12.711/2012.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, na página da UFERSA (http://cpps.ufersa.edu.br/ledoc/) , no período de 21 de novembro de 2014 a 9 de janeiro de 2015.
No ato da inscrição, o candidato deverá enviar, via internet (upload), comprovante de que atende integralmente ao que estabelece o item 1 deste edital, através de um dos documentos a seguir:
  • Declaração da direção da escola em que atua, para os candidatos que se enquadrem de acordo com o item 1.1;
  • Declaração da instituição, órgão governamental, sindicato dos trabalhadores rurais ou movimento social que atua como educador, para os candidatos que se enquadrem de acordo com o item 1.2 ou 1.3;
  • Conta de energia em nome do candidato(a) ou dos pais, para os candidatos que se enquadrem de acordo com o item 1.4.
PROVA
A seleção dar-se-á por meio de uma prova com questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática, mais uma redação.
A prova do PSV – LEDOC acontecerá no dia 25 de janeiro de 2015.
Mais informações, edital e formulário de inscrições podem ser encontrados na página da Comissão Permanente de Processo Seletivo – CPPS.
Mossoró, 25 de novembro de 2015
Augusto Carlos Pavão
Pró-Reitor de Graduação

Créditos: http://prograd.ufersa.edu.br

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Prêmio Jovem Cientista encerra inscrições próximo dia 19


As inscrições para o 28º Prêmio Jovem Cientista seguem até o próximo dia 19 de dezembro. Para esse ano o prêmio busca soluções e inovações para a segurança alimentar e nutricional. O objetivo é valorizar e dar visibilidade às pesquisas nacionais no setor.

Para orientar os estudantes, o regulamento do prêmio definiu 11 linhas de pesquisa para as categorias mestre, doutor e estudante da educação superior. Para o ensino médio, são cinco subtemas. As pesquisas devem ter aplicação prática na solução de problemas de uma localidade específica ou do país.

Os estudantes do ensino médio ainda têm disponível aulas pela internet sobre segurança alimentar e nutricional, que ajudam a dar os primeiros passos na elaboração da pesquisa. O material didático e informações para inscrição podem ser encontradas no site da premiação.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com patrocínio da Gerdau e da BG Brasil.

Podem participar estudantes do ensino médio e do ensino superior, mestres e doutores.Entre as áreas do conhecimento envolvidas no tema estão nutrição, engenharia de alimentos, medicina, agronomia, ciência de alimentos, farmácia e bioquímica.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), em parceria com a Fundação Roberto Marinho e a Gerdau. Para mais informações sobre as inscrições, acesse a página do facebook e pelo site: ww.jovemcientista.cnpq.br. Anualmente, são oferecidos mais de R$ 800 mil em prêmios, incluindo laptops, viagens e bolsas de estudo e pesquisa, em várias categorias, entre elas a de ‘Estudante do Ensino Médio’ e do ‘Mérito Institucional para a escola do Ensino Médio’. E o mais importante: o Prêmio reconhece publicamente a criatividade e a capacidade de inovação do jovem brasileiro.

Créditos: SEEC/RN 

Aulas na Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia são retomadas após segurança ser reforçada



As aulas na Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia, no conjunto Vingt Rosado, foram retomadas ontem, após receber reforço de segurança da Polícia Militar. As atividades estavam suspensas desde a última terça-feira, depois de vândalos invadirem a escola e escreverem ameaças de morte à diretora. 

De acordo com a diretora da unidade, Régia Berlânia, as lâmpadas quebradas pelos invasores foram consertadas e as aulas foram retomadas normalmente nos três turnos. A Polícia Militar também designou uma equipe para fazer a segurança de forma intensiva no local e houve um aumento nas rondas próximas à escola. 

"A Polícia Militar não pode ficar aqui em tempo integral, pois o efetivo é insuficiente. Mas o major Correia Lima esteve aqui ontem e nos ofereceu total apoio para intensificar a segurança na área. Também recebemos o apoio da Polícia Civil e do vereador Soldado Jadson, que está nos ajudando e intermediou a liberação de policiais à paisana para passar mais tempo fazendo a segurança na escola", revela a diretora. 

Cerca de 700 alunos estão matriculados do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Funcionários da escola afirmam que mesmo com a presença dos policiais a sensação de insegurança continua. 
"O muro da escola é baixo; além disso, na parte de trás, há um descampado, escuro e com um buraco no muro que dá para a rua, onde qualquer pessoa pode entrar e sair sem ser vista. Vamos continuar as aulas, porque é preciso terminar o ano letivo", desabafa uma funcionária que preferiu não se identificar. 




Régia Berlânia informa que a direção irá elaborar um calendário para repor as aulas dos dias parados, para que os alunos não sejam ainda mais prejudicados. Ela destaca ainda que irá procurar o Ministério Público, o Sinte (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) e cobrar dos órgãos competentes medidas para que o problema da insegurança não apenas na Escola Jerônimo Vingt Rosado Maia, mas em todas as escolas estaduais.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Ginásio Poliesportivo em Macaíba é vistoriado pela Governadora Rosalba Ciarlini


A Governadora Rosalba Ciarlini vistoriou as obras do Ginásio Poliesportivo da Escola Professora Mariluza Almeida Florentino, no município de Macaíba. A visita foi acompanhada pelo Prefeito Fernando Cunha e a Secretária de Infraestrutura, Katia Pinto.

Com investimentos no valor de  R$ 487 mil, o Ginásio deverá beneficiar não apenas os 250 alunos da escola, mas toda a comunidade ao redor, que não possui nenhum espaço apropriado para a prática esportiva.

A Diretora da Escola, Joseane Rodrigues Silva, lembrou que o novo espaço será também uma forma de atrair novos alunos. “Essa será mais uma opção para que as crianças ocupem o seu tempo com algo muito saudável, que é o esporte”, disse.

O obra faz parte de um conjunto de 84 Ginásios Poliesportivos que o Governo do Estado está construindo em todo o Rio Grande do Norte. “O esporte é uma forma de resgate da cidadania, uma força capaz de resgatar valores e estimular o desenvolvimento, e nós ficamos felizes de poder deixar um legado como esse para o povo potiguar”, declarou a Governadora.

Estudantes participam de competição de vôlei em Sergipe


Incentivando a prática do esporte, a Secretaria de Educação, em parceria com a Coordenadoria de Desporto Escolar, enviou uma delegação de atletas para participar do 2º Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia. A equipe é composta por 24 participantes, sendo 18 atletas, quatro professores, um chefe de delegação e um motorista.

Os atletas estão divididos em três categorias: mirim, infantil e juvenil. A equipe da Escola Estadual Josino Macedo é uma das competidoras. Os jogos ocorrem na sede da AABB do estado de Sergipe. Confira as fotos do primeiro dia de competição.