domingo, 7 de dezembro de 2014

Estudantes se preparam para o PSV da Uern a uma semana das provas

As provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2015 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) serão aplicadas no próximo domingo e segunda-feira. A movimentação dos cursinhos preparatórios da cidade é intensa nesses dias que antecedem às provas, e o reforço nos estudos é fundamental para uma boa nota na avaliação.

A estudante Gersianny Bastos, 17, comenta que já realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e agora está se preparando para as provas da Uern. Ela diz estar confiante com o resultado do processo seletivo, apesar de considerar que não estudou o suficiente para as provas.

"Quero cursar Gestão Ambiental, mas não tenho estudado muito por falta de tempo, já que trabalho e ainda estudo. Acho que a disciplina que sairia melhor seria biologia, que é a que tenho mais domínio. Matemática é meu grande medo durante esse processo seletivo, já que sou péssima com números", ressalta.

Ana Clara Duarte, 22, comenta estar bem preparada para a prova. Ela afirma que irá disputar uma vaga no curso de Ciências Sociais, e que durante esta semana encerrou toda a revisão do conteúdo previsto no edital do processo seletivo. Ana concorrerá pela segunda vez.

"Meu ponto forte acredito ser história e geografia, nas demais me considero intermediária. Eu sempre tive muita facilidade nas matérias de humanas, o que pode me ajudar neste processo seletivo. A primeira vez que fiz o PSV foi em 2012, quando fiquei na suplência, este ano pretendo ser aprovada", explica.

Assessor pedagógico de um importante cursinho de Mossoró, Washington Barros comentou que a prova do PSV tem características próprias, que a diferem do Enem. Ele explicou que atenção aos conteúdos e uma boa rotina de estudo são ótimas formas de conseguir sucesso nos exames.

"A prova do PSV, diferentemente do Enem, busca a especialidade e, de certa forma, fica restrita a um conhecimento científico e 'conteudista'. Ela não evoca a transdisciplinalidade. Acho que apostar previamente no que pode cair na prova é um erro, já que as expectativas podem ser quebradas. O melhor a fazer é ter domínio dos assuntos previstos no edital, além de ter conhecimento de temas vigentes na atualidade, que podem ser correlacionados", comentou Washington.

O educador comenta que a melhor maneira de encarar os momentos finais de preparação para as provas da Uern é relaxando e evitando o acúmulo desnecessário de conteúdos, que podem criar confusão mental. "No último dia, o ideal é que o sistema cognitivo do candidato não esteja sobrecarregado", afirmou Washington lembrando que pontualidade e tranquilidade no dia dos exames também são muito importantes.

PREPARAÇÃO
A Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) já começou a preparação dos fiscais que vão acompanhar a realização das provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV). O resultado oficial dos selecionados para a função sairá na próxima terça-feira (9).
O fiscal terá remuneração de R$ 140,00, já descontados os valores relativos aos encargos sociais. Os fiscais selecionados deverão ter disponibilidade no dia 13 de dezembro para uma capacitação, e nos dias 14 e 15 quando ocorrem as provas do PSV.

Dicas para passar no vestibular
Dormir cedo na noite anterior
Conhecer previamente o local da prova
Ter domínio dos conteúdos previstos pelo edital
Não exagerar na comida antes da prova
Evitar filas, correrias e longos estresses
Revisar somente o necessário, não se desgastar
Créditos: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário