sábado, 1 de março de 2014

Oriundo de escola pública, 1º lugar em medicina da UFRN comenta realização do sonho

 
Fazer “medicina diferenciada, para ajudar ao próximo”. Essa é a intenção de Everton de Souza Frutuoso, 18 anos, primeiro lugar em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2014, por meio do sistema de cotas.
A declaração foi testemunhada pela reitora Ângela Paiva Cruz, vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Janeusa Trindade, na manhã desta sexta-feira, 28, em meio à recepção ao aluno no gabinete da reitora.
Na ocasião, a reitora destacou o que a aprovação de Everton Frutuoso é “muito importante” para a família, para a UFRN e para os jovens potiguares e do Brasil. Lembrou que a missão social da Universidade é focada na justiça social, na solidariedade e na formação para a cidadania.
Ângela Paiva frisou que a universidade pública é lugar de todos e reiterou o compromisso da Instituição com a inclusão social ao aderir ao sistema de cotas e ao ENEM/SiSU. E completou: “É imensa nossa felicidade por você ter passado para o Curso de Medicina e, particularmente, por ser beneficiado por essa política de inclusão da UFRN”.
A vice-reitora Maria de Fátima Ximenes também falou sobre a oportunidade que o aluno teve em concorrer com milhares de alunos e ter conquistado uma vaga. “Você está entre os 10% de estudantes que conseguiram entrar na universidade”, salientou.
Histórico
Filho de agricultor e dona de casa, Everton de Souza Frutuoso é natural do município de Ipanguassu e sempre estudou em escola pública. Fez o ensino fundamental na Escola Maria Natália de Souza e o médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), onde cursou Informática, “mais por falta de opção do que por vocação”, comentou o estudante.
O sucesso veio na segunda tentativa de entrar na universidade. Everton Frutuoso diz que sua opção por Medicina também foi influenciada por alguns colegas, um deles aprovado para a UFRN. Na primeira tentativa, no vestibular 2013, ele passou apenas na primeira fase.
Determinado a realizar o seu sonho, veio para a capital Natal, onde ganhou uma bolsa de estudo num cursinho pré-vestibular e trabalho como monitor. Isso, aliado às aulas particulares que ministrava, possibilitou-lhe o sustento para se preparar melhor para o ENEM/SiSU, coroado em 2014 com a aprovação para a UFRN.
Everton confessou que sente orgulho de hoje participar da melhor universidade do Norte/Nordeste, e uma das “gigantes” do Brasil. Emendou que, apesar de ser um curso bastante “puxado”, é isso que quer para sua vida. Instalado em uma das residências da UFRN, já foi classificado para receber outros auxílios sociais, como a Bolsa Permanência, que lhe dará condições de permanecer no curso até o fim.
 
Fonte: Jornal de Fato

Alunos da EEPJA É Destaque na Aprovação do Vestibular da UERN

Parte dos alunos do terceirão 2013

PARABÉNS FERAS!

Mais uma vez, a Escola Estadual Padre José de Anchieta da Serra do Mel, aprova um número de estudantes considerável no Processo Seletivo Vocacionado da UERN para o ano de 2014.
 
A quantidade de estudantes aprovados no vestibular da UERN sempre foi muito pequeno nos anos anteriores, mas, depois de um trabalho coordenado pelos professores Roberto de Araújo e Raimundo Monteiro que dirigiram a instituição no biênio 2012-2013, bateu record de aprovação em 2012 com mais de 20 alunos aprovados no PSV daquele ano, dos quais oito foram da mesma turma.
 
Em 2014, foram aprovados 15 (quinze) alunos, dos quais 9 concluíram em 2013 e 3 em 2012 e mais 3 em anos anteriores.
 
Registramos os nossos parabéns  a todos os estudantes pela conquista e que sigam em frente buscando sempre  a realização dos seus projetos.
 
Reconhecemos os esforços dos professores e da equipe pedagógica que procurou fazer sempre o melhor pelos nossos educandos e parabenizamos a todos os professores que trabalharam com estes estudantes desde as séries iniciais, pois com certeza, cada um contribuiu para que este estudantes conquistassem sua vaga na Universidade.
 
Prof. Raimundo Monteiro
"Tenho certeza, que apesar das dificuldades que são muitas a nossa Escola tem melhorado nos últimos anos, e os resultados estão aí com a aprovação dos nossos estudante no vestibular da UERN. Parabenizo a todos os estudantes, suas famílias e aos professores pela aprovação no PSV 2014!" Comentou o prof. Raimundo Monteiro, diretor da EEPJA.


Prof. Roberto de Araujo
Para o professor Roberto de Araujo, ex-gestor da EEPJA, a aprovação dos alunos da Serra do Mel nos vestibulares nos últimos anos demonstra uma nova forma de pensar e de buscar dos  jovens serramelenses e disse: "Isso muito me orgulha, como professor e educador que sou, pelo trabalho realizado em equipe na EEPJA, e essa aprovação dos nossos meninos e meninas no PSV, no ENEM, nas Universidades privadas é fruto que colhemos de um trabalho realizado com planejamento, amor e dedicação exclusiva a educação. Sempre estivemos incentivando aos nossos educandos a continuarem através do cursos técnicos ou dos cursos superiores para se tornarem um profissional apto a desenvolver seu trabalho com dignidade."
 
Veja os Aprovados no PSV 2014

Daniela Vieira - Ciências Biológicas





Alany Thaysa - Geografia

Ananias Torres - Geografia

Bruna Rafaela - Pedagogia


Claudia Karolin - Pedagogia

Genifram Winchester - Geografia


Jhonantan Morais - Educação Física

Josiele Raquel - Letras

Julyane Souza - História 

Keylla Maria -

Luana Karina - Ciências Econômicas

Magnólia Erivânia - Geografia

Nathalya Fernandes - Ciências Biológicas

Rayanne Costa - Pedagogia

Sadrak Morais - Ciências da Computação


Wedson Costa - Letras

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ABRE INSCRIÇÕES

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Podem participar da competição professores e estudantes de escolas públicas de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O prazo segue até o dia 30 de abril. 

Valorizando a interação das crianças jovens com seu meio, a quarta edição da Olimpíada adota o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para escrever os textos, o aluno deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade. A proposta é estimular, também, o exercício da cidadania. 
 
Nesta edição (2014), todo o processo de inscrição e adesão, digitalização dos textos selecionados na etapa escolar e avaliação nas demais etapas será realizado pela internet. O regulamento completo está disponível em: 
 
 
Entre as categorias concorrentes estão: 
 
• Poemas (para alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental), 
• Memórias Literárias (para alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental), 
• Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e, 
• Artigos de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio). 

Além de um concurso que promove o desenvolvimento da competência escrita, a Olimpíada se propõe a contribuir para a melhoria das práticas didáticas escolas. Assim, se propõe a colaborar com formação dos educadores, principalmente por meio da distribuição dos materiais com orientações pedagógicas. 

Reconhecimento 
 
No dia 24 último, na cidade de São Paulo/SP, ocorreu o evento de lançamento oficial da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - Edição 2014. Dentre todos os professores participantes do país, apenas três foram convidados a participarem do evento, que abre a olimpíada, para contarem a experiências exitosas com o certame. 
 
Dos três professores, um foi o potiguar Ladmires Carvalho, professor da Escola Estadual José Fernandes Machado, que na última edição da competição foi o responsável por orientar a aluna Taíana Cardoso (18), vencedora nacional na categoria Artigo de Opinião com o texto: "Natal: noiva do sol, amante da prostituição". 

Taiana usou argumentos fortes, refutou muito bem. Colocou muitos argumentos de autoridade e conseguiu defender com consistência o seu ponto de vista. Foi fruto de um trabalho de quase um ano. Desde o início do período do ano letivo estamos envolvidos em oficinas e desenvolvendo as habilidades dos alunos”, enfatizou Ladmires Carvalho, ao explicar o processo que a aluna utilizou na escrita do artigo vencedor. 
 
Fonte: Assecom Educação 

NOTA DA 12ª DIRED

Histórico 
 
Em 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa se tornou política pública de educação, sob a coordenação do MEC, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A olimpíada teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social, entre 2002 e 2006, em edições bienais, que contaram, naquele período, com a participação de mais de 3,5 milhões de estudantes em todo o país. 
 
Na segunda edição, em 2010, a olimpíada teve a participação de mais de 7 milhões de alunos da educação básica, 60,1 mil escolas públicas e 239,4 mil professores; em 2012, na terceira edição, foram 5 milhões de alunos, 40 mil escolas públicas e 90 mil professores. 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC e Blog da 12ª Dired

PROFESSORES APRONTAM SEMINÁRIO COMO 2ª ATIVIDADE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - SERRA DO MEL/RN


Os professores participantes do programa Saberes da Terra – ProJovem Campo – do município da Serra do Mel/RN, reuniram-se, hoje, dia 27/02/14, no auditório da 12ª DIRED, no turno vespertino, para a 2ª atividade da Especialização em Educação do Campo, promovida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN –, na cidade de Pau dos Ferros/RN.

Técnico agrícola Aílton Targino e o professor Raimundo Antonio
Os professores receberam um roteiro de pesquisa, baseado em um quadro de experiências vivenciadas com a agricultura familiar na comunidade, com base em três pontos principais, organizados a partir de: 

• A terra: que engloba tempo, espaço, produção, demandas e expectativas 
• O trabalhador/trabalhadora: quem são, como trabalham, expectativas pessoais 
• A tecnologia: equipamentos utilizados (ontem e hoje), qualidade dos equipamentos, incentivos públicos e/ou privados, resultados, expectativas

Idem
Estiveram presentes, para a confecção de slides, arquivos de vídeos do Tempo Comunidade e matérias já publicadas no blog da 12ª DIRED, os professores Raimundo Antonio e Teresa Cristina e o técnico agrícola Aílton Targino.

Técnico Aílton Targino e os professores Teresa Cristina e Raimundo Antonio 
NOTA DA 12ª DIRED

A técnica Helena Maia – coordenadora dos Saberes da Terra, da Serra do Mel/RN – esteve presente, logo após o término da reunião, para repassar informações sobre o programa, mas diante da ausência de quatro professores, remarcou para o dia 14/03, a próxima reunião, desta vez, com um planejamento acoplado.


Os professores e técnico com a coordenadora dos Saberes da Terra Helena Maia
  Fonte: Blog da 12ª Dired