segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Professores estaduais participam de congresso nacional de matemática aplicada

A matemática está presente no dia a dia de vários segmentos da ciência. Sua aplicação vai de noções de astronomia ao desenvolvimento de teorias da geofísica, permeando a produção de estudiosos dentro e fora da sala de aula. Natal sedia nesta semana o XXXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, evento que reúne professores, alunos e estudiosos com o objetivo de debater teses e estudos científicos que aplique a matemática na resolução de problemas.

Sediado no Praiamar Hotel, o evento reúne 700 participantes de todo o Brasil. Destes, 50 são professores da rede estadual de ensino que foram convidados pela Secretaria de Educação para participarem do evento com todas as despesas pagas. O congresso é uma realização da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional em parceria com a UFRN e sempre ocorrem em anos pares.
A transversalidade é uma das principais características do evento, como conta José Antônio Salvador, um dos organizadores do congresso: “A cada minicurso, simpósio ou conferencia que é realizada nesta semana podemos mostrar a comunidade científica que o estudo da matemática está presente em todos os campos de atuação e pode ser um dos caminhos para a resolução de problemáticas que surgem na sociedade”.

Professor da Universidade Federal de São Carlos, Salvador atenta que o congresso é responsável por revelar importantes contribuições para a indústria, aeronáutica e comércio, tratando cada eixo dentro do contexto dos números.  “Este é o maior evento do segmento no país, muitas das pesquisas aqui apresentadas já representam melhorias e ganhos na qualidade de vida e avanço da ciência em prol do conhecimento”, finalizou.
Marcos Silva, professor da Escola Estadual Anísio Teixeira

Mas o conhecimento adquirido no congresso certamente não ficará restrito somente a universidade, ele também servirá de incentivo docente na sala de aula.  Marcos Alves da Silva, é professor na Escola Estadual Anísio Teixeira. Formando em matemática e economia, Silva participa do congresso para ajudar seus alunos a entenderem a aplicação da matemática no cotidiano. “Às vezes os alunos se perguntam ‘por que a gente tá estudando isso?’. Por isso, preciso transformar o conteúdo em algo simples e acessível a todos os níveis”, conta.

O professor ressalta ainda que a matemática está presente em diversos segmentos da sociedade, da medicina à física nuclear. “A matemática de hoje não é aquela disciplina sozinha. Ela está sempre ligada a outras disciplinas. Esse é o caminho, como mostra o Enem, por exemplo”, acrescenta. Marcos faz parte de um grupo de professores que, com o apoio da Secretaria de Educação, tem participado de uma série de eventos, congressos e cursos com foco no ensino da matemática.

O congresso segue até amanhã (12). Segundo a coordenação, o Rio Grande do Sul é um dos estados cotados a receber o evento em 2016. Até o final do ano acontecerá a Semana da Matemática, jornada de trabalho realizada pela UFRN em parceria com a Secretaria de Educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário