sábado, 6 de setembro de 2014

Secretaria da Educação avalia resultado do IDEB no Ensino Médio

A secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, recebeu com frustração o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), no Ensino Médio, em que o Rio Grande do Norte ficou na 24º posição do ranking nacional, empatado com Mato Grosso e o Pará. Para ela, o resultado não reflete o tamanho do esforço que a equipe da secretaria tem feito para reverter essa herança de muitos anos de descaso.
“Dobramos o salário dos professores, a gratificação dos diretores das escolas, liberamos promoções e vantagens represadas, fizemos concurso e contratamos quase quatro mil professores, aumentamos o montante de recursos encaminhados diretamente para as escolas, adquirimos equipamentos tecnológicos e realizamos muitas formações para atualizar o currículo escolar. Fizemos o possível e o impossível, muitas vezes trabalhando doze horas por dia. Por esses e outros motivos, esse não era o resultado esperado”, revelou a professora.
Segundo a secretária, os números do IDEB se contrapõem ao resultado de avaliações divulgadas anteriormente, como o PISA. “Os números vão de encontro ao último resultado do Programa Internacional de Avaliação da Educação (PISA), que avalia estudantes de 15 anos nas áreas de leitura, matemática e ciências e colocou o Rio Grande do Norte entre os 15 melhores do país, empatado com o Ceará. Essa mesma avaliação colocou o RN no terceiro lugar do país quando avaliados os cabeças da Matemática”.
Para a secretária Betania Ramalho, um dos caminhos para reverter esse quadro é a flexibilização do currículo, reunindo o conteúdo por áreas de conhecimento e a utilização de ferramentas que possam tornar o ensino mais interessante ao aluno. “Já percorremos um bom trajeto nessa direção, mas esse é um trabalho cujo resultado não aparece em curto prazo, pois não é possível repor o conteúdo que um aluno de Ensino Médio perdeu durante a vida inteira em apenas três anos. Os resultados devem aparecer nas próximas avaliações, quando o crescimento registrado no Ensino Fundamental do Estado chegar ao Médio”.

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