segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Jovens Embaixadores reúne estudantes para atividades classificatórias


Estudantes reunidos na Escola de Governo

O programa Jovens Embaixadores 2015 realizou nesta sexta (12), na Escola de Governo, mais duas etapas do processo de escolha do Jovem Embaixador do Rio Grande do Norte. Os candidatos passaram por um exame oral e outro exame escrito durante a manhã.

Realizado em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, o projeto proporciona aos jovens a oportunidade de conhecer a nação americana por vinte e dois dias. O programa está em sua décima primeira edição em nível nacional. No RN, o concurso é realizado pelo nono ano consecutivo.

Atividades em inglês foram realizadas durante o dia

A coordenadora estadual do programa, Véra Reis, aponta a importância da iniciativa, que serve como um catalisador para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos candidatos. "O Jovem Embaixador é um selecionador de pérolas. Eles não são estudantes comuns. São jovens preocupados em desenvolver projetos dentro das suas comunidades", contou.

Para conquistar uma das vagas no programa, os candidatos devem participar de projetos voluntários em sua comunidade. Representante do JE em 2011, o universitário Allan Jales Coutinho, 21, revela que as práticas sociais são decisivas na escolha: "Às vezes o título diz muita coisa, mas o que diz muito mais sobre você é a sua atitude". Atualmente Allan estuda Desenvolvimento Internacional na Green Mountain College, EUA.

Isadora Rocha, Jovem Embaixadora do Rio Grande do Norte

Isadora Rocha, 19, é a Jovem Embaixadora pelo RN. Aluna do curso técnico de Edificações do IFRN, ela planeja viajar para o exterior novamente. "Estudar lá fora é o que eu mais desejo no momento. [Ser Jovem Embaixadora] foi uma experiência muito rica. A viagem e o programa me fizeram crescer e pensar melhor na minha comunidade", disse.

Alguns estudantes tentam pela segunda vez conquistar a tão sonhada vaga de embaixador. Elisa Mitra,16, é aluna do 3º ano da Escola Estadual Aída Pereira, em Mossoró. Pelo segundo ano ela participa do programa. Em 2013, Elisa foi uma das finalistas e teve a oportunidade de fazer um curso de imersão na língua inglesa. Para a candidata, o projeto é um grande diferencial para a carreira. "Querendo ou não, o próprio mercado de trabalho se torna mais receptivo quando você tem essa experiência", afirmou.


Créditos: SEEC/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário