sexta-feira, 26 de julho de 2013

EEPJA Participa da I Conferência da Educação do Campo em Natal

O Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, e o Comitê Gestor de Educação do Campo do RN (COGEC/RN), convidam realizam nesta quinta-feira (25) a Conferência Livre de Educação do Campo. O encontro iniciou as 8 horas, no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Central, Natal/RN.
A Conferência Livre de Educação do Campo tem como objetivo discutir a política de educação do campo e diversidade nos contextos da Conferência Estadual de Educação e da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014, com enfoque em ações e estratégias para o Rio Grande do Norte. Segundo a organização do evento, o encontro contará com a presença massiva de educadores, representantes de pais e alunos das escolas do campo, incluindo indígenas, quilombolas, ribeirinhas, caiçaras presentes no interior do Estado.
A mesa de abertura foi formada com a professora Betânia Remalho, Secretária de Estado da Educação e da Cultura, Ednaide Rêgo, Coordenadora da Educação do Campo na SEEC, Márcio Kleber, superintendente da SUEJA, Márcia Gurgel, Coordenadora do Fórum Estadual de Educação - CONAE, José Arnóbio de Araujo  Filho, representante do IFRN.
A coordenadora Edenaide Rêgo fez a abertura do do evento dando as boas vindas e fazendo um pequeno relato histórico da educação do campo.
A coordenadora do CONAE falou da importância do fórum desta magnitude e o Rio Grande do Norte sai na frente fazendo a I Conferência Livre no Brasil, além de fazer um breve histórico das conferências municipais e intermunicipais de Educação no Estado.
Já o representante do IFRN, José Arnóbio, "precisamos de um país que invista na Educação como um todo, mas o homem do campo, quilombolas e indígenas ficaram mais excluído ainda do processo educacional." Ressaltou a importância dos últimos 10 anos da interiorização da educação profissional que tem hoje. "No RN 16  IF e estão sendo construídos mais 3", Disse Arnóbio Araújo.
Já a secretária Betânia Ramalho do desafio que une a todos em prol da construção das conferências e de uma política educacional. "Estamos construindo, desconstruindo e construindo  outros princípios educacionais para fazermos uma educação melhor". A professora falou dos avanços da educação mas reconheceu  que ainda falta muito para se fazer. "Ressalto minha indignação como é tratado o magistério neste país." Quando falava da desigualdade da carreira de professor da educação básica em comparação com a educação superior ou com os institutos federais. Quanto tempo ainda vamos amargar com essas desigualdades entre professores das redes municipais, estaduais e federais?".
A secretária ainda comentou que os Estados e Municípios se tornam refém de uma situação financeira, enquanto o governo federal dispõe de todo conforto nas sua rede e defendeu uma carreira nacional única para todos os docentes da educação básica e superior pública. Mas, ressaltou também que competência se desenvolve com inteligência e não apenas com recursos financeiros. "precisamos de especialização e mestrados profissionais para os nossos docentes". Falou também da alegria de vê resultados tão positivos nas escolas do interior do Estado e concluiu dizendo que o Campo serão beneficiados com Programa da Escola Sustentável.
Após a fala da secretária se desfez a mesa e iniciou a palestra Cidadania, Vulnerabilidade Social e Educação do Campo com o prof. Dr. Ângelo Magalhães Silva (UFERSA). Em seguida foi a segunda palestra  A Educação do Campo e Diversidade no Contexto da CONAE 2014 com o prof. Dr. Márcio Adriano Azevedo (IFRN/Natal).
Durante a tarde foram divididos os grupos por eixos que trabalharam as propostas da Educação do Campo, que após serem apresentadas, discutidas e aprovadas em plenário para o CONAE 2014.    

Nota do Blog: Da E E Pe José de Anchieta, participaram o diretor, prof. Roberto de Araujo, o prof. Edson Moreno e a presidenta do Sindicato Rural, Ana Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário