segunda-feira, 9 de julho de 2012

Gestores da EEPJA participam da Jornada Pedagógica da 12ª DIRED

Meire, Verinha, Maria e Roberto
A equipe gestora/pedagógica da E E Pe José de Anchieta, participou na manhã de hoje no Auditório do SESI em Mossoró, da Jornada Pedagógica realizada pela 12ª Diretoria Regional de Educação - DIRED. 
Profª Magali (centro)
O evento iniciou as 9 horas e foi comandada pela cerimonialista profª Norma Fernandes que convidou a profª Magali Delfino para fazer a abertura e desejar as boas vindas aos gestores, coordenadores e supervisores pedagógicos da circunscrição.
Em seguida a profª Augusta fez a reflexão do quadro de rendimento do ano de 2011 da escolas jurisdicionada a 12ª Dired.
A Jornada Pedagógica para o ano letivo 2012 foi programada em três etapas: no início, meio e no término do ano letivo. 
Durante a Jornada foi trabalhado o tema "Avaliação e Planejamento: Intervenções com foco nos resultados de aprendizagem" com o prof. Joaquim Juraci Farias de Oliveira - Secretário Adjunto de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte.
Prof. Joaquim - Sec. Adjunto de Educação
Em sua fala o prof. Joaquim falou da importância de acompanhar as mudanças que acontecem rapidamente no dia a dia para melhor informar e formar o jovem pós-moderno. Não ser mais aceitável o professor argumentar que "o aluno não quer nada", pois o aluno quer sim aprender, mas não talvez o que o professor dele esteja ensinando e/ou da forma que ele esteja trabalhando. Por isso, a necessidade de refletir sobre estes questionamentos. Falou da importância de se criar uma comunidade educativa, onde todos que participam dela tenham os mesmos interesses e falem a mesma linguagem, participando ativamente da construção do projeto político pedagógico da escola.
Chamou a atenção dos docentes para refletir que estamos lidando com uma geração diferente da nossa e que o melhor caminho para se trilhar é o amor, do afeto, a porta de entrada para se ter um bom relacionamento entre todos os membros da comunidade escolar.
"Hoje niguém aprende sem gostar e nem sem ter sentido o que se está estudando". Citou o prof. Joaquim. Entretanto, é importante associar a dimensão do cotidiano do discente com o conhecimento sistematizado que o professor vai trabalhar para dá sentido real a aula, assim o aluno vai aprender melhor, porque aquele conhecimento passou a ser interessante para ele.
Frisou o secretário, "Hoje temos uma geração sem compromisso político e com o olhar individual para si. É importante frisar que o gestor, o supervisor e o professor que não gosta e nem intende de gente peça para ir embora, pois seu papel não é apenas transmitir conhecimentos sistematizados, você é educador."
O secretário ainda falou do professor competente, este é reconhecido pelo próprio alunado. Pois o professor para querer o melhor do aluno tem que dá o melhor de si, para cobrar do aluno tem que cobrar primeiramente de si mesmo.
O prof. Joaquim ainda falou sobre sua experiencia em Cuba e na gestão das Escolas Umaristas no Brasil e fechou falando "educar é deixar marcas e não se deixa marcas sem afeto". e finalizou citando Rubens Alves, "o educador é eterno, pois ele não sabe onde vai sua influência."
Na parte da tarde foi discutido com a Coordenadora da COAPRH, profª Ivonete Bezerra, a portaria 187/2012 publicado em 28 de fevereiro de 2012, que normatiza o funcionamento da rede estadual de ensino.

Nota do Blog:
Está agendado com o prof. Joaquim Juraci Farias de Oliveira - Secretário Adjunto de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte e a Coordenadora da COAPRH, profª Ivonete Bezerra a visita à nossa escola amanhã a partir das 8 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário