terça-feira, 10 de julho de 2012

Secretaria de Educação e Dired visitam a EEPJA

Magali (12ª Dired), Joaquim, Ivonete, (seec/rn) Roberto, Ana (EEPJA), Judivânia e Augusta (12ª Dired)
O Secretário Adjunto de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, Prof. Joaquim Juraci Farias de Oliveira, a Coordenadora da COAPRH, Profª Ivonete Bezerra, Profª Magali Delfino, Maria Augusta e Judivânia Fernandes,  diretora e vice-dieretoras da 12ª Dired estiveram hoje pela manhã em nossa escola reunidos com o gestor da E E Pe José de Anchieta, Prof. Roberto de Araujo e a Secretária Geral Profª Ana Paula Dantas.
Na reunião foi discutido o excesso de professores formados em pedagogia, lembrando que nossa escola não oferece a educação no ensino fundamental das séries iniciais, do 1º ao 5º ano. O nº de funcionários que de acordo com a nova portaria 187/2012 precisa ser revisto quanto a sua locação na escola, a falta de professores nas disciplinas de matemática, química, física e biologia. 
Discutiu-se sobre o PRONATEC através do SENAR E SENAC.
O secretário elogiou a organização e a infra-estrutura da escola e ficou admirado com o tamanho da estrutura.
A equipe da Secretaria de Educação recomendou de imediato o fechamento do turno matutino, alegando que não deveria funcionar pelo fato de não se trabalhar com alunos pela manhã. O gestor, Prof. Roberto de Araujo argumentou que neste turno matutino a secretaria é muito procurada pela comunidade para atendimento de documentação escolar. Mas o argumento foi rejeitado pelo secretário prof. Joaquim Farias, e que divulgasse os novos expedientes e acostumasse o povo a procurar a secretaria nos horários vespertino e noturno.
Orientou a fazer o novo rol de implantação de funcionários e professores da escola e devolvesse a 12ª Dired os que não pudessem ser lotados por falta de vaga ou implicação na legislação conforme a portaria 187/2012.
Quanto a falta de professores na E E Pe José de Anchieta que é um problema grave  na grande maioria das escolas da rede estadual de educação. O compromisso do Prof. Joaquim Farias é de chamar os concursados que prestaram o último certame.  
Enquanto isso, os alunos do ensino médio do turno vespertino da nossa escola continua sem aula de biologia, algumas turmas continuam sem aulas de química e matemática.
E quanto o novo número de funcionário que será estudado e orientado pela COAPRH, será implantado no sistema SAGEP, de forma que a coordenadora deixou claro que o critério a ser adotado para determinar este número de apoio será de acordo com o número de alunos e não pelo tamanho da estrutura. O gestor da EEPJA frisou que a maioria das Escolas com mil alunos tem apenas a metade da nossa infra-estrutura,  para que esta situação fosse analisada também a partir da estrutura que temos para manter, levar em conta que mais de 90% destes funcionários estão em final de carreira se aposentando no máximo em 4 a 5 anos e não tem a mesma produção de uma pessoa dos seus 20 a 50 anos. 
Em resumo a Secretaria Estadual de Educação quer levar parte destes servidores para trabalhar nas Escolas de Mossoró onde o déficit de apoio é muito grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário