sábado, 3 de setembro de 2011

Projeto de educação ambiental contempla escolas públicas


Disseminar a prática e a educação ambiental no ensino público é um dos objetivos do Projeto “Educação Ambiental e a construção de saberes no exercício da cidadania na escola pública” financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semi-Árido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CEMAD/UERN).
Os R$ 178 mil foram liberados em fevereiro e as ações realizadas já contemplaram escolas de Luís Gomes, Pau dos Ferros, Apodi, Areia Branca e Mossoró. Outras ações ainda serão realizadas nesses municípios e nas cidades de Upanema, Serra do Mel e Grossos. 
Dr. Ramiro Camacho, biólogo, professor da Uern e coordenador do projeto, informa que a iniciativa visa trabalhar principalmente com escolas públicas e as escolas municipais haviam sido priorizadas, já que as estaduais estavam em greve.
“Mas já estamos agendando atividades junto às escolas estaduais e há nove planos de atividades que serão desenvolvidos”, comentou, acrescentando que os alunos atendidos são do ensino fundamental. 
Serão realizadas atividades de capacitação junto com professores sobre a temática meio ambiente; atividades de campo e extracurriculares com alunos e visitas aos laboratórios da Uern.
“Queremos disponibilizar para crianças conhecerem unidades de conservação no semiárido, atividades extracurriculares ao ensino público, através de viagens, oficinas e aulas de campo. Realizamos oficinas com professores sobre educação ambiental, a biodiversidade da caatinga e ‘Rio Apodi/Mossoró: sua história, nossa história’. Com os alunos da Escola Vereador José Bernardo já foi a reserva de desenvolvimento sustentável Ponta do Tubarão”, detalhou.O projeto tem duração prevista de um ano, mas, conforme Camacho, foi sinalizada a prorrogação por mais um ano. A iniciativa ainda prevê a elaboração de uma cartilha didática junto com as escolas.


Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário