domingo, 31 de julho de 2011

Gramática fácil, extremamente fácil


Área das mais complexas, a gramática sempre foi um campo em que poucos se aventuraram. Mas o professor Sílvio Augusto não teve receio: escolheu a gramática como área de atuação e, acima de tudo, quis compartilhar essa escolha da maneira mais simples. Como ele mesmo diz, de forma fácil, extremamente fácil. “Há alguns anos, muitos alunos me pediam para que escrevesse algo que se aproximasse de meu estilo de aula, que busca facilitar ao máximo a aprendizagem, com exemplos interessantes, envolventes, com músicas e – principalmente – numa linguagem descomplicada e interativa. Pensei em fazer um manual de gramática, algo simples, sem muita pretensão; mas fui pesquisando, escrevendo, escrevendo e o número de páginas aumentando. Quando vi, estava com mais de 450 páginas. A partir disso, resolvi ousar um pouco mais e passamos das 500 páginas. São 22 capítulos, em torno de 1.000 questões gabaritadas, textos atuais, exemplos de fácil assimilação, poesia na abertura de cada capítulo/unidade e uma novidade especial: ao final dessas unidades há um questionário de verificação de rendimento com interação pelo Twitter @Silvio_prof e pelo e-mail gramaticasilvio@gmail.com disponíveis aos leitores e estudiosos, cuja referência seja a gramática”, diz o professor, que lançará a Gramática Extremamente Fácil, hoje, 31, às 18h, na Livraria Siciliano, do Mossoró West Shopping. 
Segundo ele, o ensino de gramática no Brasil sofre a carência de um trabalho mais direcionado para a facilitação de seu aprendizado, acessibilidade ao conhecimento mais profundo, atualizado, ampliado, com estratégias didático-pedagógicas. “Acredito, sinceramente, em melhorias – pois sempre apostarei na educação como a melhor referência de um país e de um povo”, destaca, frisando que, para os estudantes as dificuldades mais comuns são a falta de concentração ao estudo do texto e da literatura nas provas escolares. “Isso pode ter levado muita gente a desprezar o valor do conhecimento gramatical. A partir dessa premissa, vejo como urgente a necessidade de resgatar o interesse pela gramática de nosso idioma, haja vista que ela é a base, a estrutura de toda língua. Não se vive sem regra, sem norma, sem fundamentação e isso é papel da gramática. Diante disso, destaco também como dificuldades mais comuns a insegurança no estudo da regência e da concordância verbal/nominal, até pela invasão de permissividade linguística tão comum na atualidade”, explica.
Matéria que costuma “pegar” muita gente, principalmente em concursos públicos, a gramática precisa de estudo e, acima de tudo, atenção. “Muita gente tem dedicado estudo e atenção a outras disciplinas e matérias, esquecendo-se da própria língua, julgando – inclusive – dominá-la. Recebo muitos convites para elaborar interposições de recurso na tentativa de recorreção de provas e redações devido ao mau desempenho dos candidatos que prestam concursos públicos. É claro que essa atenção deve ser, no mínimo, dividida a fim de reduzir o índice de reprovação por desconhecimento do conteúdo gramatical. O estudo sistemático com uma boa gramática pode tornar esse obstáculo superável”, diz.
O professor dá algumas dicas para quem se submete a concursos públicos. “Vale a pena dedicar um tempo a uma gramática realmente boa, que fale a sua linguagem, descomplicada, com muitos exercícios com gabarito e questões de várias bancas elaboradoras, interativa a ponto de o leitor até conversar com o autor após cada sessão de estudos, que tenha até poesia para dar leveza à rotina pesada de todo concurseiro, com muitas observações sobre cada afirmação exposta de modo simples, mas profundo e consistente”, orienta. 
REFORMA ORTOGRÁFICA – Para o professor, o idioma é um ser vivo: nasce, vive, morre, ressurge... e assim se renova. “A nova ortografia, penso, deve ser vista como mais uma fase a ser vivida pela Língua Portuguesa. Apropriando-me das palavras de Caetano Veloso, quando diz: “A mente apavora o que ainda não é mesmo velho”, creio que devemos encarar o “novo” sabendo que ele assusta a princípio, mas o tempo se encarrega de nos adaptar a tudo que precisa mudar. Nós vamos ficar acostumados a conviver com mudanças em tudo, principalmente nesse que é o código de comunicação de todos os brasileiros. Não vejo confusão; enxergo necessidade de adaptação”, fala, acrescentando que, junto a isso, o País cresce em termos de bibliotecas e leitores. “Temos aproximadamente 13 mil bibliotecas em nosso país, somos agraciados por bienais de livros em várias capitais, contamos com um número expressivo de escritores que trabalham na contramão do número de leitores; por isso, não podemos desanimar. Cada um de nós pode dar a sua contribuição, incentivando a leitura nas escolas, em casa e em todo lugar. Talvez essa realidade se deva ao fato de ainda investirmos mais em cosméticos, celulares, moda ou entretenimento do que em cultura e bons livros. Isso pode mudar aos poucos, mas precisa começar ‘ontem’”, brinca.
 
O HOMEM QUE QUER DESCOMPLICAR A GRAMÁTICA - O professor natalense Sílvio Augusto do Nascimento é o primeiro potiguar a lançar uma gramática da língua portuguesa. Intitulada Gramática Extremamente Fácil, a obra é voltada para concursos públicos e vestibulares.
Ele revela que é um apaixonado pela área. “Sou um apaixonado pela Língua Portuguesa há muito tempo. E procuro estudá-la com prazer desde meus tenros anos de escola básica [ainda no grupo escolar]. Gosto de entrevistas inteligentes em talk-shows que me permitam crescer intelectualmente e que me sirvam de referência na vida. Não escuto qualquer coisa, mas presto atenção a quase tudo; sou fã da música que tem letra de verdade – aquela que tem poesia. Leio livros de autores regionais, nacionais, internacionais e penso que há muita gente boa desconhecida que merece nossa atenção. No que tange à gramática, sou discípulo de Rocha Lima, Celso Pedro Luft, Adriano da Gama Kury, Houaiss, Antenor Nascentes... e faço uso de pesquisas em autores que se caracterizam por saírem da mesmice ou do simplesmente óbvio, e que têm a novidade que motiva a pesquisa”, frisa.
Formado em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e pós-graduado em Marketing e Gestão e Organização Escolar, Sílvio Nascimento é professor de Língua Portuguesa, Ética e Legislação.
Sílvio Nascimento tem outros títulos lançados, como o livro Adâmico, uma composição poética de prosa e poesia publicado em 2001. Ele também lançou o Gramática Popular Brasileira (GPB), em 2005, com paródias musicais para a fixação gramatical, e o Manual mais Prático da Nova Ortografia, em 2009, com o apoio e patrocínio do Sesc/RN. Devido estar ligado à área jurídica, o professor anuncia o lançamento da obra Técnicas de Elaboração da Redação Oficial e Forense.
A Gramática Extremamente Fácil é dividida em 22 capítulos, com poemas e linguagem interativa. Nomes como Vinicius de Morais, Cecília Meireles, Pablo Neruda, Florbela Espanca, Mário Quintana, Manoel de Barros, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Drummond ajudam a compreender a densidade da linguagem e a descomplicar aquilo que, aparentemente, nos parece complicado demais... 

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário