quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mossoró recebe por dia Mais de sete mil consumidores de outras cidades

 Mossoró está na linha de frente no que diz respeito à expansão comercial e econômica, e isso tem aumento sua polarização em relação a cidades vizinhas menores. Prova disso é a quantidade de consumidores da região que vêm a esta cidade diariamente: são aproximadamente sete mil pessoas.
Os dados são da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que aponta ainda a franca expansão desses números, mesmo com surgimento de crises econômicas e aumento constante de preço dos produtos e dos combustíveis.
Segundo o presidente da CDL local, Alexandrino Lima, atualmente existem em média mil carros alternativos de transporte coletivo que ligam Mossoró a municípios vizinhos. Cada um desses veículos traz de seis a sete pessoas todo dia, que vêm com uma finalidade principal: consumir.
Por se tratar de um mercado local certo, o fato é considerado por Alexandrino como o grande trunfo da cidade, chegando a ser batizado por ele como “a galinha dos ovos de ouro” de Mossoró. Na opinião do empresário, esse movimento diário tem aumento a variedade de produtos oferecidos aos clientes e ampliado a economia da cidade.
“É a galinha dos ovos de ouro” da cidade, porque essa gente vem aqui em grande parte só gastar dinheiro, colocar dinheiro dentro de Mossoró. Por isso que eu digo que tem que tratar bem essas pessoas, oferecer atendimento, porque da venda de picolé ao resto, incluindo hospitais, lojas, prestação de serviços, essas pessoas vêm aqui e consomem”, destaca o presidente da CDL.
Opinião semelhante tem o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo), Jair Queiroz, que frisa também que a polarização de Mossoró com relação a esses serviços abarca os municípios do estado vizinho, Ceará. "Mossoró, por ser polo, tem se beneficiado desses serviços, até mesmo com o pessoal do Ceará que vem para cá".
Apesar da importância e do aspecto otimista da situação, não há dados mais detalhados sobre quanto a cidade ganha com isso. Alexandrino Lima aponta que ainda é preciso fazer uma pesquisa mais abrangente de como anda essa movimentação para saber concretamente qual o lucro estimado de Mossoró nesse mercado regional.
Precariedade de infraestrutura  e transportes públicos Atrapalham desenvolvimento da região
Não é só com relação aos benefícios que a CDL e o Sindivarejo concordam. As deficiências apontadas pelas duas associações também são as mesmas, havendo apenas pequenas diferenças nas sugestões de medidas que devem ser adotadas para aprimorar a economia local. Transportes públicos e segurança lideram o raking negativo na construção da imagem da cidade.
O presidente Alexandrino Lima vê na falta de estrutura para o recebimento adequado dos clientes um dos pontos negativos de Mossoró. Além disso, cita segurança como outro ponto fundamental que deve ser alvo de melhorias. Por isso, para ele, a reforma da Rodoviária Diran Ramos poderia ser aproveitada como ganho de outros avanços.
"A nossa ideia também é de que quando houver a transferência da Central do Cidadão para a rodoviária, possa ser feita uma infraestrutura mais adequada para humanizar o recebimento desses consumidores, como, por exemplo, banheiros melhores, até mesmo com chuveiros para tomar banho. Ali é uma área de 30 mil metros quadrados, que pode ser bem aproveitada, até porque hoje aquele lugar é considerado central", opina.
Queiroz acredita que como o transporte público é insuficiente, o consumidor é obrigado a usar veículos como mototáxis, que são caros. Em consequência desta deficiência, as despesas dos moradores aumentam, desestimulando o mercado. Ele sugere ainda que a construção de mais estacionamentos pela área comercial de Mossoró possa ajudar na organização desse fluxo de veículos.
Na avaliação do presidente do Sindivarejo, é preciso também regularizar a situação dos veículos alternativos, que são o grande meio de transporte do consumidor a Mossoró. "É preciso legalizar aquele pessoal sem prejudicar muito o trabalho deles", diz.  

fonte: o mossoroense

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