segunda-feira, 28 de março de 2011

RN contará com novos programas de qualificação profissional

Por Assecom RN
Em viagem à Brasília esta semana (22 a 24), o secretário de estado do Trabalho da Habitação e da Assistência Social - Sethas, Luiz Eduardo Carneiro, participou do Forum Nacional de Secretários de Assistência Social - Foseas, e de uma série de reuniões no Ministério do Trabalho e Emprego.
No Forum, Luiz carneiro debateu sobre a inclusão do Rio Grande do Norte no Sistema Único de Assistência Social do Brasil, o SUAS. "É do interesse do governo inserir o RN no SUAS, estamos renegociando com o ministério do Desenvolvimento Social e junto a Denise Colin, secretária nacional de políticas sociais", disse o secretário.
De acordo Luiz Eduardo, o estado também está em renegociação com o Banco Mundial para contratar empréstimo destinado à erradicação da pobreza e impulsionar o desenvolvimento sustentável. "Estamos negociando a parte social e a inclusão produtiva. Tivemos reuniões inclusive com a diretora do Banco Mundial, Fátima Amazonas", informou o secretário.
Luiz Eduardo Carneiro avalia os contatos no Ministério do Trabalho e Emprego "muito positivos, principalmente para os jovens norte-riograndenses. Conseguimos a aprovação do projeto Jovem Trabalhador que já está em fase final de negociação", declarou o titular da Sethas, que compareceu as audiências em Brasília acompanhado do Ministro da Previdência, senador Garibaldi Alves Filho.
O Jovem Trabalhador é um projeto de qualificação profissional com 250 horas/aula, que irá oferecer capacitação em áreas como Administração, Agroestrativismo, Construção e Reparos, Comunicação e Marketing Social, Esporte e Lazer, Joalheria, Pesca e Piscicultura, Telemática, Transporte, Turismo e Hospitalidade, Vestuário e Beleza e Estética. Dez mil vagas serão oferecidas no estado.
Luiz Carneiro reuniu-se também com a diretora do departamento de qualificação do Ministério do Trabalho, Ana Paula Silva, para tratar da adesão do Rio Grande do Norte ao Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Copa do Mundo. "Nossa participação já foi aprovada e aguardamos agora a assinatura do convênio", informou o secretário. No Rio Grande do Norte o Planseq Copa do Mundo terá inicialmente 1.500 vagas em cursos gratuitos de formação de Artesãos, Ambulantes, Camareiro de Hotel, Cobrador de Ônibus, Coordenador de Eventos, Cozinheiro, Empreendedor Individual, Frentista, Garçon, Guia de Turismo, Mensageiro, Motorista de Ônibus Urbano, Motorista de Táxi, Operador de Caixa, Recepcionista, Recepcionista Geral, Telefonista, Vendedor Varejista.
A previsão é de que as aulas do Jovem Trabalhador e do Planseq Copa do Mundo comecem já no segundo semestre de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário