quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Volta às aulas e velhas reclamações

Paulo Sérgio Freire
Da Redação

Teve início na última segunda-feira, 14, as aulas na rede estadual de ensino e com a volta às aulas, velhas reclamações por parte dos alunos e também diretores, sobretudo, com a falta de professores que aflige a rede estadual e foi, inclusive, noticiado pelo JORNAL DE FATO na edição do último dia 6 de fevereiro, pouco antes do início do ano letivo. 
Na Escola Professor Abel Freire Coelho, no bairro Nova Betânia, o diretor Francisco José Alencar confirma a ausência de professores como o maior dos problemas. "Nós melhoramos com relação a 2010, hoje temos 46 professores em nosso quadro, mas ainda é insuficiente", explica Alencar. Nos corredores do Abel, que ainda está renovando a matrícula, após um período de inscrições abaixo do esperado, os alunos Felipe Eduardo da Silva, 17, e Antônio Victor Teixeira, 16, ambos do 2º ano no turno vespertino, reclamavam da aula vaga no segundo dia de aula. "Passei 2009 o ano todo sem professor de inglês, esse ano já estamos com falta no quadro", diz Felipe. Outra reclamação é quanto às obras de reforma que no Abel somente agora estão sendo concluídas. "A reforma melhorou o aspecto, mas não vejo qualidade, além disso, os alunos não têm voz no que se referem às nossas reivindicações", diz Victor Teixeira. 
Mas se no Abel a reforma está finalizando mesmo não agradando a todos, em outras escolas, a reforma mesmo que pontual ainda nem começou. Na Escola Estadual Raimundo Gurgel - uma das mais procuradas do bairro Lagoa do Mato - a vice-diretora Cleide Arrais explica que a reforma da biblioteca, laboratório de informática e vídeo deve ser iniciada em breve e por isso os espaços estão temporariamente fechados. "Estamos transferindo os livros para outra sala para que possamos começar essa reforma aqui na biblioteca", conta Cleide. O Raimundo Gurgel, que conta com pouco mais de mil alunos, é uma das escolas mais procuradas da rede estadual de ensino, apesar disso, a carência de professores preocupa a escola, notadamente nas disciplinas de Espanhol e Português. 

MELHORIA
Para Magally Nogueira Delfino Chefe da 2ª Diretoria Regional de Educação e Desporto (DIRED), até o dia 28 de fevereiro a rede estadual de ensino deverá ter seus principais problemas como falta de professores, atrasos em reformas de escolas e transporte escolar, se não solucionados, pelo menos amenizados. "Já compareceram 91 professores convocados no último concurso que devem ser encaminhados à rede o quanto antes, as reformas como a do Caic e de outras escolas também serão concluídas, o ano letivo será cumprido com rigor", finaliza Magally Delfino.

fonte: jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário