quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Subsecretária confirma proposta de mais computadores para a educação

A Subsecretária de Educação do Estado, Cátia Lopes Munis, confirmou nesta quarta feira (29), durante o 15º Encontro do PROLER no RN, a possibilidade de entrega de mais notebooks, na segunda etapa do Professor Conectado. Na primeira, o governo do estado fez a entrega de notebooks aos professores que estão em sala de aula, na próxima, o governo pretende entregar aos articuladores pedagógicos, professores regentes de bibliotecas, mediadores de leitura, coordenadores entre outros educadores da rede estadual.

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) lançou o Projeto Professor Conectado no dia 17/09, nas dezesseis diretorias regionais de educação do estado, entregando 10.200 computadores aos docentes. A ação Consiste em criar e socializar a utilização das novas tecnologias digitais nas escolas da rede estadual de educação com a disponibilização de softwares específicos ao trabalho pedagógico. O projeto também vai garantir o acesso a internet por meio de parceria com uma operadora de telefonia.

&nbspSobre os softwares pedagógicos, eles já estão sendo utilizados pelos professores em salas de aula. De acordo com os professores, a informática está melhorando consideravelmente a metodologia de ensino. Valdinete Terezinha de Oliveira, professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), de Currais Novos, leciona a disciplina de biologia. Ela fez vários elogios ao projeto e aos programas de informática que são extremamente pedagógicos e ajudam muito o trabalho dos professores. Na sua disciplina, por exemplo, ela destacou a utilização de vídeo aulas, livros e apostilas disponibilizados pelos softwares.

"O nosso desempenho melhorou muito, os programas facilitam a nossa vida, o nosso trabalho, agora, ficou mais fácil. Preparar uma aula é muito bom porque temos mais opções de estudo, pesquisa e até didaticamente para o aluno porque a aula fica mais prazerosa, eles prestam mais atenção às aulas". Afirmou Valdinete.

Edna Maria dos Santos Oliveira, professora de língua portuguesa, da Escola Estadual Sete de Novembro, no município de Alexandria, afirmou que o computador está sendo muito bom para professores de todas as áreas. Ela disse ter conhecimento de que os&nbspcolegas da sua cidade e região estão maravilhados com a nova ferramenta de trabalho. Em língua portuguesa, por exemplo, os programas disponibilizam livros literários que ela tinha que comprar, tinha que tirar cópias ou pedir emprestado. Com o computador, ela tem muitas opções de textos, livros e apostilas.

"Além de tudo isso, os programas são muito interessantes, facilitam as nossas aulas. Isso é bom para o professor que tem várias opções de como preparar uma boa aula e para o aluno que ver um trabalho diferente e mais interessante".

O projeto, lançado pelo governo do estado, também foi um reconhecimento ao trabalho de quem, como eles dizem (os professores), "está com o giz na mão". Em Mossoró, a professora polivalente, Maria Lúcia de Carvalho, da Escola Estadual Santa Terezinha, do Bairro de Santo Antônio, não tinha computador. Ela afirma que estava se organizando para comprar um, e desde o início do ano, juntava dinheiro para fazer a aquisição. "Isso foi um grande presente da secretaria.&nbspCom  o dinheiro que eu tava guardando, agora vou reformar a minha casa". Afirmou.  

fonte: http://www.educacao.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/seec/

Nenhum comentário:

Postar um comentário