quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Abertura do JERNs 2013 ocorre nesta semana

 
Nesta sexta-feira, dia 11, terá início a XLIII edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns). A competição que envolve os 167 municípios do Estado, reunindo, em todas as suas etapas, mais de 45 mil participantes, tem como objetivo unir as escolas estaduais, municipais, privadas e institutos federais de ensino em torno da prática esportiva, traz novidades este ano.  Duas modalidades farão estreia nesta edição e o número de participantes cresceu em relação a 2012.
 
Neste ano as modalidades de Tênis de Campo e Luta Olímpica farão parte das praticadas durante os jogos. Polo Aquático, Capoeira, Ciclismo, Handebol, Taekwondo, Judo, Badmintom, Atletismo, Futsal, Vôlei, Basquete, Karate, Surf, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica Aeróbica, Ginastica Rítmica, Tênis de Mesa, Handebol de areia, Natação, Nado sincronizado, Xadrez, Tênis de Campo, Pesca e Mountain Bike já fazem parte das modalidades disputadas e serão realizadas entre a Capital do Estado e o interior.

Mais de 500 escolas estão envolvidas no Jerns 2013, mostrando que o esporte muito contribui para a prática educacional e social na vida dos estudantes. Uma faixa de 45 mil pessoas estão envolvidas direta e indiretamente na competição. Gileno Pereira Solto Jr, atual chefe da Coordenadoria de Desporto Escolar, comenta esse crescimento: “Comparado com a última edição, este ano, teremos um acréscimo de 10 mil envolvidos, entre eles alunos, professores e técnicos. E é do interior que vem o maior número de inscritos, mostrando que os jogos (Jerns) está se firmando cada vez mais no estado e atraindo muitos participantes.”
 
As cidades de Assu e Goianinha sediarão, respectivamente, as finais do Futsal e Futebol de campo, ambas no campeonato masculino, promovendo assim uma descentralização das finais de Natal e dando a oportunidade para as cidades do interior de organizarem as etapas finais do Jerns. Parnamirim também recebe os jogos de Futsal e Macaíba será palco do ciclismo.
 
O Jerns possibilita aos alunos das distintas redes de ensino um grande momento de interação, como explicou Gileno Solto: “A realização dos jogos reúne grande parte dos alunos em uma só corrente, pois a disputa leva todo a torcida. Assim, alunos da rede pública podem competir em espaços onde, até então, somente a privada tinha acesso e as escolas privadas poderão ver com é a preparação e a união das escolas públicas nesse tipo de competição.”
 
Para a secretária de educação Betania Ramalho os jogos servem de meio para fomentar o interesse do aluno em sala de aula. "O JERNS é um instrumento para que o aluno tenha mais interesse na escola e consequentemente obtenha bons resultados não apenas dentro das quadras, mas na sala de aula. Por isso estamos investindo tanto numa verdadeira transformação do Desporto Escolar do Rio Grande do Norte. As competições devem servir de estímulo para as aulas educação física nas escolas. É uma prioridade nossa", concluiu a secretária.
 
A E  E Pe José de Anchieta participou das modalidades de futebol de campo e futsal na regional de Mossoró, conseguindo o título de campeão na modalidade de futebol de campo, categoria juvenil sob o comando do professor Huguinelson Régis.
Nossa equipe viaja terça-feira à Goianinha, onde disputa o campeonato estadual JERNS. No dia 16 enfrentaremos a E Municipal Francisco Barbosa as 12:40  e no dia 18 jogaremos com a E Estadual Tristão de Barros as 11:40, ambas partidas ocorrerão no Estádio Nazarenão.
 
Fonte: Seec/rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário