quinta-feira, 19 de maio de 2011

UFRN lança documentário sobre Oswaldo Lamartine

O documentário tem como eixo central uma entrevista concedida aos professores Humberto Hermenegildo de Araújo e Vilma Vítor Cruz

O documentário Oswaldo Lamartine: um príncipe do sertão, produto da parceria entre o Núcleo Câmara Cascudo, a TV Universitária e a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, será lançado nesta quarta-feira, 18, no auditório da SEDIS, às 16h30.
Na ocasião haverá a exposição fotográfica “Voo na Acauã”, ensaio fotográfico de autoria de Candinha Bezerra, que aborda o universo da fazenda Acauã, espaço onde foi morar o escritor quando voltou do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Norte.
O documentário tem como eixo central uma entrevista concedida aos professores Humberto Hermenegildo de Araújo e Vilma Vítor Cruz, com o objetivo de constituir o acervo do Centro de Documentação do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-rio-grandenses.
A entrevista foi realizada no dia 21 julho de 2005, na residência de Cassiano Lamartine, filho do escritor. Cinco anos depois, foram tomados depoimentos de algumas personalidades que conviveram com o entrevistado, compondo assim uma imagem póstuma da sua memória. Participaram dos depoimentos: o professor Edgar Dantas, o médico e acadêmico Paulo Bezerra, os jornalistas Vicente Serejo e Woden Madruga, o escritor Dácio Galvão e o Padre João Medeiros Filho.
O roteiro do documentário apresenta a trajetória intelectual do escritor Oswaldo Lamartine de Faria (1919-2007), priorizando dados da sua biografia, da amizade com autores como Câmara Cascudo, Raquel de Queiroz e Hélio Galvão, além da produção bibliográfica sobre a cultura sertaneja, com vasta ilustração imagética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário