quinta-feira, 19 de maio de 2011

Professora ‘descasca’ educação pública e vira ‘estrela’ na internet

Profª Amanda Gurgel
Uma professora comum do Rio Grande do Norte se tornou uma "estrela" da internet. O motivo foi um depoimento feito no último dia 11, durante a realização de audiência pública na Assembleia Legislativa, sobre o quadro atual da educação no Estado.

Na oportunidade, Amanda Gurgel "descascou" a educação pública do Rio Grande do Norte, arrancando aplausos no plenário da Assembleia e milhares de elogios na internet.
A participação da professora na audiência pública durou apenas oito minutos, mas ganhou destaque em todo o Estado e nacionalmente.
Amanda criticou o salário-base de R$ 950,0 que recebe, falou da falta de estrutura das escolas e pediu respeito à secretária estadual da Educação (Betânia Ramalho). "Estão me colocando numa sala de aula com um giz e um quadro para salvar o Brasil. Salas de aula superlotadas, com os alunos entrando a cada momento com uma cadeira na cabeça porque não há carteiras na sala", declarou a professora em relação à falta de estrutura.
Para Amanda Gurgel, "não tem como você ter qualidade em educação com professores com três horários em sala de aula. Porque é assim que os professores multiplicam os R$ 930,00. 930 de manhã, 930 à tarde e 930 à noite, para poder sobreviver", relatou.
O vídeo com o depoimento de Amanda Gurgel foi disponibilizado na internet pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT), inicialmente em seu site pessoal (http://mineiropt.com.br/multimidia/videos/teste/) e depois no You Tube(http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA).
A postagem original com a professora "descascando" a educação pública já foi vista por mais de 62 mil pessoas no You Tube em todo o Brasil. Outras postagens do vídeo foram feitas, totalizando quase 100 mil acessos.
Milhares de pessoas comentaram o conteúdo do vídeo, sempre elogiando a postura de Amanda Gurgel.
Silvio Santiago escreveu: "Bravo! Bravíssimo, professora Amanda Gurgel. Isso não foi uma fala; foi um cala a boca aos responsáveis pela educação pública não apenas no RN, mas no Brasil."
Maria Nazaré disse: "Obrigada, professora, por seu testemunho, emprestando sua voz para manifestar nossa angústia e fazer pertinentes denúncias."
Amanda Gurgel também faz sucesso no Twitter, conquistando mais de 300 seguidores em poucas horas.
A "história" da professora ganhou destaque até no site do jornal O Globo, do Rio de Janeiro.
Amanda Gurgel disse que ficou surpresa com tanta repercussão. "Claro que não esperava tanto. Estava fazendo apenas uma atividade corriqueira de militante", declarou, sem poder falar mais porque ia iniciar uma atividade na escola.


Fonte: http://www.defato.com/estado.php#mat5

Nenhum comentário:

Postar um comentário