Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde segunda-feira, 16, vários municípios realizam atividades de orientação para profissionais, pais e sociedade civil. Em Assú, foi realizada uma audiência pública na segunda, com palestra do tenente coronel da Polícia Militar, Durval de Araújo Lima, que também é assessor de Planejamento da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC).
De acordo com o coronel, é difícil combater o abuso contra a criança e o adolescente porque, na maioria das vezes, os próprios familiares são os agressores que reprimem o agredido. Ele enfatizou que o Conselho Tutelar e a Secretaria de Desenvolvimento Social vêm fazendo um bom trabalho de esclarecimento junto à população.
Em Pau dos Ferros, termina hoje a Semana de Combate à Exploração e Abuso Sexual, realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A programação será encerrada com a realização de uma apresentação teatral, intitulada de "Inocência Roubada", uma produção dos participantes do PROJOVEM.
Em Baraúna, o dia também será de mobilização. O promotor de Justiça da cidade, Romero Marinho, vai ministrar uma palestra na Câmara Municipal para alunos, funcionários públicos, autoridades locais e demais moradores sobre a rede de combate à exploração sexual infantil.
De acordo com Ivaneide Oliveira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), a programação contará com uma caminhada de alunos da rede pública que terminará na Câmara Municipal. Haverá ainda peças teatrais, palestras e outras atividades para a população.
A intenção do Comdica, que também está à frente da organização, é chamar a atenção da sociedade para o problema da exploração sexual infanto-juvenil. "Queremos fazer com que a população acorde para essa realidade", frisa Núbia Bezerra, secretária de Assistência Social.
Ivaneide lembra que os casos de exploração sexual infanto-juvenil muitas vezes não são denunciados pela população por falta de informação. "Se as pessoas soubessem o que realmente é a exploração infantil, poderiam ajudar no combate a essa prática, denunciando às autoridades competentes. Todos temos que ficar alerta para combater esse mal", esclarece.
Com o lema "Faça bonito! Proteja Nossas Crianças e Adolescentes", a Secretaria Municipal de Assistência Social de Governador Dix-sept Rosado realiza agora pela manhã o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com uma caminhada pelas ruas da cidade alertando e chamando a atenção de toda a sociedade para combater e denunciar as formas de exploração sexual contra as crianças e os adolescentes.
A caminhada sairá da sede do Conselho Tutelar, encerrando-se na sede da igreja evangélica Assembleia de Deus, onde acontecerá uma palestra informando como prevenir, denunciar e as causas da exploração sexual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário