segunda-feira, 26 de março de 2018

Aulões inclusivos do #QueroAprender beneficiam estudantes com NEE


Francisca Iara da Silva, Kaliane Vitória Gomes e Wiksendeles de Sousa são alguns dos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), atendidos pelos aulões inclusivos do projeto #QueroAprender, que foram aprovados em universidades federais através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aqui no RN, em 2018. Vinculados às escolas da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), localizada em Mossoró, os estudantes participaram das ações do projeto durante todo o ano passado. 
Os aulões inclusivos contam com a presença de um intérprete de libras que “traduz” para os estudantes com deficiência auditiva todos os conteúdos passados pelos professores nas ações preparatórias para o Enem. A professora e intérprete de Libras Rita de Cássia é a responsável pelas ações inclusivas do #QueroAprender na 12ª Diretoria e se declara orgulhosa em fazer parte do projeto. “Dos 10 alunos que participavam dos aulões ano passado, 4 foram aprovados. Isso mostra o comprometimento dos professores na educação dos estudantes com NEE da rede estadual de ensino do estado”, completou.
Wiksendeles de Sousa, ex-aluno do Centro Supletivo de Educação de Jovens e Adultos Professor Alfredo Simonetti, foi aprovado no curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O estudante foi participante assíduo das ações inclusivas e considera o projeto um dos principais motivos para sua aprovação. “Eu só tenho a agradecer a todos que me ajudaram, mas agradeço principalmente aos professores do #QueroAprender e aos intérpretes de libras que foram muito importantes para que eu alcançasse esse objetivo” declarou o estudante. 
Dalvanir Marques, diretora regional da 12ª Direc, reafirma o compromisso dos profissionais do projeto com o aprendizado dos estudantes. “O #QueroAprender apresentou um grande trabalho de inclusão dos alunos com NEE, trabalhando no desenvolvimento das habilidades necessárias para um bom desempenho no Enem, e isso foi refletido na aprovação dos estudantes”, afirmou Dalvanir. 
Para Rita de Cássia, que também faz parte do quadro de professores do Centro de Atendimento a Pessoas com Surdez (CAS) de Mossoró, as aprovações dos alunos na última edição do Exame incentivam outros estudantes surdos ou com deficiência auditiva a participarem dos aulões e também motiva os professores a continuar o trabalho em 2018. “Esse ano nós já estamos mobilizando outros estudantes com as mesmas condições que estão motivados devido o exemplo de seus colegas que conseguiram ingressar na universidade”, ela afirma. “O #QueroAprender é uma oportunidade única na vida desses alunos”, completou Rita. 
  #QueroAprender
 O #QueroAprender, que está em seu segundo ano de atuação, foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar no nivelamento e na preparação de estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Para isso, seleciona professores de diversas áreas para produzir material didático e em seguida os disponibiliza em plataformas de educação online, como o SIGEduc e o aplicativo para android do projeto. Além disso, promove aulões e gincanas para fixar os conteúdos e estimular o interesse dos estudantes. Em sua primeira edição, o projeto mobilizou cerca de 200 pessoas, entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos.
 Inclusão
 A Secretaria de Educação e Cultura do RN conta com oito Centros de Educação Especial, sendo dois de atendimento educacional especializado em Surdez, um funcionando em Natal e outro, em Mossoró. 
 Os Centros de atendimento educacional especializado em Surdez, promovem atividades relacionadas ao domínio básico da educação, para crianças a partir de 7 anos, diagnosticadas com surdez, vinculadas à Rede Estadual de Ensino. O atendimento se dá através de atividades que aprimorem a linguagem (português-libras), o conhecimento de mundo e o raciocínio lógico. 
 O atual quadro de professores da rede estadual de ensino conta com 24 profissionais de educação em libras e 200 intérpretes. Em 2017, foram atendidas 195 escolas da rede, beneficiando 454 estudantes surdos ou com deficiência auditiva. 

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