sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Estudantes viajam para a fase final da 7ª Olimpíada Brasileira de História

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN/Mossoró) viajaram ontem, 13, para participar da fase final da 7ª Olimpíada Brasileira de História, que acontece a partir de amanhã até domingo, 16, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP).
Para conseguir reunir o dinheiro para pagar passagens, hospedagens e demais despesas, os estudantes dos grupos ‘As Meninas Super Poderosas’, ‘Carcará’, ‘Pink, Felícia e Cérebro’ e ‘Ecos da Liberdade’ fizeram rifas e pediram apoio financeiro de empresários da cidade.
A estudante Lívia Andrade diz que infelizmente não apareçam empresas interessadas em patrocinar os grupos, mas a venda dos bilhetes se tornou mais fácil.
Os alunos viajaram ontem. A concentração foi na sede IFRN/Mossoró, de onde partiram dois ônibus, um com destino a Fortaleza (CE) e outro com destino a Natal.  Lívia conta que de Natal partiram os sete grupos que tiveram os custos pagos pela Unicamp e o pelo IFRN. Os demais grupos, aqueles que tiveram que conseguir dinheiro para participar, partiram de Fortaleza porque o orçamento ficou mais barato.
A prova da Olímpiada de História será realizada neste sábado, 15, e no domingo já será divulgado o resultado e serão entregues as medalhas. Os estudantes retornam a Mossoró na segunda-feira.
Lívia Andrade lembra que as outras fases da Olimpíada foram realizadas on-line e eram de múltipla escolha. A prova presencial será composta por três questões discursivas sobre o assunto geral que é “preconceito”.
Das 300 equipes que passaram para a última fase, 17 são do IFRN/Mossoró, o que equivale a 5%.  Mas por falta de recursos financeiros apenas 13 irão participar do evento. Cinco delas terão os custos pagos pelo próprio instituto. A Unicamp irá pagar os gastos de outras duas. Quatro delas venderam rifas e as outras devem pagar custos do próprio bolso. O professor de História Gerardo Júnior é o orientador de todas as equipes e teve as despesas pagas pela Unicamp.
Os alunos do IFRN/Mossoró já foram premiados em edições anteriores. No ano passado, eles conseguiram voltar com uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze. Dessa vez, os alunos do IFRN estão confiantes de que conseguirão ainda mais.
O professor de História lembra que as conquistas são importantes não só para os próprios participantes e a instituição educacional, mas também para o Município e o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário