segunda-feira, 20 de abril de 2015

Professores e alunos reclamam das dificuldades na Mateus Viana

DSC_0884
Sala de aula onde o forro em PVC caiu – Foto: Marcos Dantas
Marcos Dantas - Na opinião dos professores Onofre Laurindo e Thalia Agnes Dantas as dificuldades tem interferido no desempenho, não apenas dos alunos, mas principalmente dos próprios professores. Muita atividade que poderiam ser realizadas dentro das oito salas de aulas da escola, pelas condições precárias da estrutura vem sendo impossibilitadas. Semana passada o forro em PVC de uma das salas de aula da Escola Iracema Trindade, que já foi cedida pelo Governo do Estado ao Município, para servir de anexo ao Mateus Viana caiu enquanto uma aula era dada aos alunos. De acordo com Onofre, por pouco os alunos não foram atingidos.
DSC_0901
A secretária de Educação de Caicó, Socorro Mariz reconhece as dificuldades que o Município tem tido de manter as estruturas dos colégios em condições excelentes para seus alunos. Segundo ela, não é por falta de vontade do prefeito e de seus auxiliares, mas pela burocracia que interfere no funcionamento da coisa pública. Como paliativo, enquanto uma reforma mais intensa não é feita nas escolas, a secretária promete realizar consertos na sala em que uma parte do forro de gesso desabou, dentre outras melhorias.
DSC_0902
Sala interditada vem sendo usada pelos alunos – Foto: Marcos Dantas
A situação de algumas escolas municipais de Caicó é de calamidade total. A reportagem do Panorama 95 conheceu uma delas, a Escola Municipal Professor Matheus Viana, localizada no bairro João XXIII, que atende alunos da comunidade e dos bairros vizinhos. É considerada uma das escolas recordistas em alunos matriculados, porem o espaço oferecido pelo prédio, há anos não oferece mais condições, mesmo contando com uma estrutura anexa, cedida pelo Governo do Estado onde funcionou a Escola Iracema Trindade.
DSC_0903
Uma das oito salas de aulas do Mateus Viana, apertadas e quentes – Foto: Marcos Dantas
De acordo com a diretora Ana Maria, a falta de espaço para os alunos tem obrigado a escola a submeter os alunos a situações constrangedoras, como por exemplo, assistir aula em uma sala interditada pelo Corpo de Bombeiros por problemas de infiltrações na parte elétrica. No dia que não chove, a sala é usada normalmente, mesmo com um aviso de interdição na porta de acesso. Ela defende investimentos urgentes e necessários por parte da Prefeitura no local.
DSC_0892
Escola Estadual Iracema Trindade – Anexo da Mateus Viana – Foto: Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário