sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Governador Robinson Faria empossou hoje Francisco das Chagas como secretário de Educação


Um dia após assumir o Governo do Rio Grande do Norte, o governador Robinson Faria deu posse ao novo secretariado na manhã de hoje, às 11h, na Escola de Governo. O professor Francisco das Chagas foi empossado no cargo de Secretário de Estado da Educação durante a cerimônia.  

Na segunda (5), no auditório Angélica Moura, será realizada um evento simbólico de transição entre a ex-secretária Betania Ramalho e o novo secretário Francisco das Chagas. O objetivo é reunir os servidores da SEEC e apresentar os novos nomes que devem compor a equipe da Secretaria de Educação.

Perfil do Secretário
Ex-Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação (MEC), Francisco das Chagas Fernandes tem formação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e foi professor da rede estadual de ensino. Diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (1986 a 1998) e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (1989 a 2003). 

Conselheiro Nacional do Fundef (1998 a 2003), Conselheiro do Fundef do estado do Ceará (2001 a 2003), diretor do Departamento do Fundef-Seifimec (2003 a 2004). Também exerceu as funções de secretário da Educação Infantil e Ensino Fundamental do MEC, Conselheiro do Conselho Nacional de Educação (2004 a 2007), secretário de Educação Básica do MEC (2004 a 2007), Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação, coordenador da Conferência Nacional de Educação (2007 e 2008), Coordenador da Conferência Nacional de Educação (2008, 2010 e 2014) e ex Coordenador do Fórum Nacional da Educação (FNE - 2010-2014).


Na última quarta-feira (31), após três horas de reunião com a ex-titular da pasta Betania Ramalho, o novo secretário de Educação, professor Francisco das Chagas, obteve um panorama geral das ações, programas e pactos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Preocupado com o início do ano letivo, Chagas debateu com a professora Betania Ramalho todos os pontos necessários para a abertura do calendário escolar.

O secretário de Educação assume oficialmente a pasta nesta sexta (2), mas já iniciou o trabalho de sua gestão com o encontro realizado no Gabinete da Secretária na última quarta. “O diálogo é necessário para começarmos nossas atividades sabendo da situação que a Educação do RN encontra-se”, disse Chagas.

Betania Ramalho destacou que entregará a SEEC em uma situação mais favorável do que quando ela assumiu em 2011: “Encontramos um caos administrativo instaurado. Tomamos todas as medidas necessárias para dar um novo rumo ao projeto que queremos para a Educação do RN. Chagas assumirá em um espaço muito melhor do que eu recebi.” Recursos para o início do ano letivo já estão assegurados para o ano de 2015.

Créditos: SEEC/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário