quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dia da Consciência Negra é comemorado com festa em Alagoas

Um cortejo que reuniu religiosos e representantes de movimentos sociais abriu os festejos pelo Dia Nacional da Consciência Negra.

O 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, é feriado em muitas cidades brasileiras. Mas uma delas, no estado de Alagoas, comemora esse dia de uma forma especial.
Dia de aula em pleno feriado para um grupo de estudantes de Maceió. Eles foram à Serra da Barriga, em União dos Palmares, para conhecer um pouco mais da história de zumbi, o mártir da luta contra a escravidão.

"É uma experiência única essa aula de campo para justamente conhecer a nossa história. O grito de liberdade de Zumbi dos Palmares", disse o professor Paulo Sérgio Lima.

Um cortejo que reuniu religiosos e representantes de movimentos sociais abriu os festejos pelo Dia Nacional da Consciência Negra.
As comemorações por lá têm uma simbologia forte. O local foi a sede do Quilombo dos Palmares, onde Zumbi, o líder, e milhares de escravos viveram por quase cem anos e resistiram contra a escravidão. De cima, eles estavam sempre observando, porque a qualquer momento os capitães do mato poderiam chegar para capturá-los.

"Aqui, a gente sente uma energia completamente diferente porque é um momento de reflexão. Por isso que se chama o Dia da Consciência Negra", comentou Cláudio Figueiredo, Mestre de Capoeira.

Estima-se que cerca de 20 mil pessoas tenham vivido no Apogeu do Quilombo. A resistência impressionou o turista alemão: "Eu gosto muito desse lugar. Demonstração da diversidade do povo do Brasil". 

"Nós somos 52% da população brasileira. Nós temos direitos a tudo o que todos têm. Viva Brasil, Viva Zumbi dos Palmares", apontou Wilton Cobra, presidente da Fundação Palmares.

Créditos: http://g1.globo.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário