quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A Escola Wilson Paixao Comemora o Dia da Consciência Negra


A Escola Municipal Wilson da Paixão realizou diversas atividades com os alunos hoje, 20, para comemorar o Dia da Consciência Negra.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Helena Maria da Silva Mesquita, durante dois anos a escola realiza o projeto “Consciência Negra na Escola”.
 
Com objetivo de combater a discriminação e o preconceito em sala de aula, consolidar conhecimentos acerca das sociedades africanas e subsidiar informações dentro da rede municipal de ensino sobre a promoção da igualdade étnica e da inclusão social, a ação transformou a escola em um celeiro a céu aberto das manifestações culturais e artísticas que lembraram as lutas e desafios que os negros enfrentaram por muitas décadas.

Aproximadamente 400 pessoas, entre eles, alunos, pais e a comunidade em geral assistiram a uma vasta programação que marcou a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra.

Foram realizados sarau de poesia e músicas afro-brasileiras, apresentações de Catira [dança de origem africana], Maculelê [dança de origem Afro-indígena] e Capoeira [luta, dança e cultura popular trazida pelos escravos africanos]. A apresentação representou a miscigenação da cultura negra, indígena e européia.

Para o aluno Rafael Honório de Matos, 10 anos, o dia serviu de aprendizado, mas, de uma maneira bem diferente, “foi muito bom às apresentações, o maculelê chamou atenção e ano que vem quero começar a aprender essa dança”.

Os alunos ainda realizaram exposição de telhas decoradas com a representação da imagem negra, e contaram com palestra sobre as congadas. Para fechar as comemorações, os participantes se deliciaram com um dos pratos tipos da culinária brasileira, por sinal trazido pelos escravos, à feijoada.

Créditos: http://portalcatalao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário