quarta-feira, 7 de maio de 2014

A Escola Municipal Doutor José Gonçalves realizou, no dia 23 de abril, a culminância da atividade interdisciplinar “50 Anos do Golpe Militar – Lembrar para Nunca Mais Acontecer”. O tema foi trabalhado através das disciplinas de Língua Portuguesa, História e Artes e envolveu os alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“O Brasil viveu cerca de duas décadas sob o domínio dos militares. Foi um período de censura, cessação de direitos políticos, perseguição, repressão, tortura e mortes. Uma mancha na História do país. Mas o que realmente foi o Golpe de 64? Quais seus fatos motivadores? Que papel desempenharam militares e resistentes nesse período? E, sobretudo, que consequências esses fatos trouxeram para o nosso país? Essas são algumas questões que precisam ser discutidas com os alunos para suscitar uma reflexão sobre o assunto”, destaca o supervisor Márcio Alexandre, coordenador da atividade.
“Nossa pretensão é de descortinar alguns dos principais fatos que compõem a cronologia do Golpe de 64. Para deixar vivo na memória esse recorte da vida de nosso país e para que nunca deixemos que ele volte a acontecer novamente”, reforça Natividade Praxedes, professora de História.
A atividade foi idealizada visando propor discussão sobre os motivos que levaram os militares a deflagrar o golpe; analisar a conjuntura política da época, fazer um panorama do contexto social e econômico brasileiro na década de 60; apresentar noções sobre sistemas de governo e formas de governo, apontando as diferenças entre democracia e ditadura; estabelecer parâmetros para a diferenciação entre golpe e revolução; enfocar o papel da arte e da cultura durante a ditadura; elencar os principais movimentos artísticos culturais da época, destacando artistas e obras mais importantes; destacar o papel da imprensa na cobertura do golpe e contextualizar a situação de Mossoró durante o regime militar.
A atividade foi aberta dia 12 de março, com palestra ministrada pelo professor-doutor Lemuel Rodrigues, do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
O propósito foi de oferecer subsídios para que os estudantes entendam o cenário político-social do Brasil nas duas décadas em que o país viveu sob o domínio dos militares.
Na palestra, Lemuel Rodrigues apresentou um panorama da época, pontuando com alguns fatos registrados no período e, especialmente, apresentando elementos que permitiam aos alunos, nesse primeiro momento, fazer a distinção entre revolução e golpe.
Durante sua exposição, o professor deu ênfase à necessidade de que todos estejam atentos para que nunca se permita que o país volte a viver outra experiência como a ditadura de 64 a 85. “Liberdade é o que temos de mais importante e cada um de vocês deve lutar sempre que ela estiver em risco”, alertou aos alunos.
Em sala de aula, foram exibidos documentários como “Um Golpe Contra o Brasil” (1/10 e 2/10), “Golpe de 64 – A Verdade Sufocada”.
RELATO
Um dos momentos mais marcantes do trabalho foi a palestra-relato ministrada pelo jornalista Luís Alves. Ex-preso político, ele perdeu a esposa assassinada pelo Regime. Luís ministrou palestra para alunos da EJA. No entanto, pais de alunos e estudantes do 6º ao 9º Anos também se interessaram pelo depoimento do jornalista e se emocionaram com sua história de luta e persistência.
CONTEÚDOS
Foram trabalhados conteúdos como o golpe de 1964, Regime Militar: de Castelo Branco a Médici, O golpe militar, Os Atos Institucionais, Música, Cinema, Literatura e Artes Plásticas na Ditadura; Exílio e A cultura de protesto.
Após pesquisas, aulas de campo, exibição de documentários, os estudantes montaram painéis com reportagens, fotos, letras de músicas e nomes de filmes que abordam a temática, produziram linha do tempo com o registro cronológico dos principais fatos do Golpe; editaram o com artigos sobre temas como liberdade, revolução, ditadura, democracia, soberania apresentaram jornal em slides.
Fonte: Gazeta do Oeste

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