sábado, 1 de dezembro de 2012

Direds discutem os desafios da EJA


Refletir sobre os desafios impostos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse foi o objetivo do Seminário Temático Educação de Jovens e Adultos no séc. XXI, realizado nos dias 21 e 22 de novembro, no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI) e no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN (IFRN).

Durante dois dias os gestores e coordenadores de EJA buscaram, por meio de debates e discussões, promover a articulação das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, na tentativa de uma prática educativa que resultasse na redução dos índices de evasão e abandono, na garantia do acesso à matrícula e na promoção do aluno da EJA.

Estiveram participando do seminário gestores, professores e técnicos da 11ª, 12ª, 13ª e 14ª Diretoria Regional de Ensino (DIRED).
De acordo com Léia de Andrade Rodrigues, técnica da Subcoordenadoria de Jovens e Adultos, da Secretaria de Educação do Estado, há uma preocupação na melhoria da modalidade, além do atendimento da ação do professor e do aluno. "Estamos vendo a possibilidade de levar a discussão para as escolas. Lá, os professores aprofundarão a discussão para estabelecer metas para a melhoria da EJA", disse a técnica pedagógica.

De acordo com ela, virão recursos para serem investidos na modalidade.

Para Elói de Souza, gestor da Escola Estadual 20 de Setembro, de Olho D'água do Borges, pertencente à 14ª Dired, o maior desafio da EJA hoje é a manutenção do aluno na escola. "Precisamos diminuir a evasão. Eles fazem a matrícula e muitos não vão até o final do ano. É um sinal de que a metodologia não está nada atrativa para as escolas. Ele deixa a escola e, 20 anos depois, quando volta, é a mesma coisa, a escola vai estar do mesmo jeito", diz o gestor.

Além do problema da evasão, os profissionais citam problemas que causam o abandono da escola, como o envolvimento com as 
drogas. "O problema não é a evasão nem a distorção idade-série, é o envolvimento do aluno com as drogas. Isso envolve segurança, violência, a localização da escola, além da falta de qualificação do professor", diz a supervisora Ivonete Paiva Holanda, da Escola Estadual Manoel Justiniano de Melo, da 12ª Dired.

No segundo dia do seminário, os profissionais discutiram propostas que pudessem trazer melhorias para a escola, evidenciando metas e soluções.


Fonte: Gazeta do Oeste

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