sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SEEC/RN Promove Seminário Sobre EJA


A Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte promove seminário temático:  EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SEC. XXI.
O evento foi realizado nos dias 21 e 22 de novembro com professores, coordenadores pedagógicos, supervisores, gestores e técnicos das 11ª, 12ª, 13ª e 14ª Dired (Diretoria Regional de Educação). O evento iniciou na última quarta-feira as 08 horas com café da manhã e credenciamento no SESI-Mossoró, seguido da apresentação musical do Grupo Musical Kairós da E E Padre Alfredo.
No primeiro dia a palestra foi proferida pela professora da UFERSA campus de Angicos/RN, Drª Rita Diana de Freitas Gurgel que tratou do tema: Educação de Jovens e Adultos no Século XXI. "Está na hora dos professores, apoio pedagógicos e gestores olhares para os alunos da EJA com um olhar especial e acolhedor" frisou a professora 
No dia seguinte, a palestra ficou por conta da professora doutora Adriana Valéria Santos Diniz – assessora pedagógica da SEEC/RN e professora da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, que falou sobre EJA + do que 1 direito: a chave para o século XXI.
A professora Adriana Diniz começou a sua explanação filosofando, disse: “é muito difícil construir alguma coisa, e muito mais difícil ainda é reconstruí-la”.
As duas mesas foram coordendas pela professora especialista Francisca Ednaide de S. Rêgo Pinto.
Durante o encontro foi feito um diagnóstico da situação atual da EJA nas escolas e construído uma proposta de trabalho com  base neste levantamento inicial, que foram apresentados pelos grupos de cada DIRED. O objetivo do trabalho é transformar esses planejamentos em uma proposta pedagógica eficaz para garantir o acesso e a permanência dos alunos de EJA na sala de aula até o término do ano letivo.
O gestor da nossa escola, prof. Roberto de Araujo e o apoio pedagógico coordenadora da EJA, professora Maria Alves, participaram deste seminário contribuindo e aprendendo para uma construção de uma proposta pedagógica voltada para a educação de jovens e adultos.
Para o o gestor da EEPJA, prof, Roberto de Araujo - "Acredito que se essas disciplinas fosse divididas em blocos, dividissem o horário em dois iguais, ante e após o intervalo vendo apenas duas disciplinas por dia, além de aulas bem planejadas, formação continuada dos professores com este fim e um turno especifico para o público da EJA, acredito que teríamos progresso no processo-ensino aprendizagem destes educandos."
O prof. Roberto ainda aproveitou o encontro e adquiriu o livro Poesias da Minha Terra autografado pelo autor, Valdivan Rodrigues de Souza, conhecido por Vanzinho, ex-aluno da EJA, que aprendeu a ler e a escrever nesta modalidade de ensino.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário