segunda-feira, 16 de julho de 2012

EEPJA iniciou hoje sua jornada pedagógica

A 2ª etapa da Jornada Pedagógica que estava agendada para os dias 09 e 10 de julho foi adiada para hoje e amanhã em nossa escola. A razão do adiamento foi em virtude da jornada pedagógica da 12ª Dired ter sido realizada nos dias 09 e 10 da semana passada.
Os trabalhos foi aberto pelo gestor da Escola, prof. Roberto de Araujo que deu as boas vindas a todos os professores presentes e apresentou a discussão sobre "Avaliação e Planejamento com foco nos resultados de aprendizagem", tema trabalhado na jornada pedagógica da 12ª Dired.
A equipe pedagógica apresentou uma dinâmica para reflexão, que trabalhou mudanças de atitudes e comportamentos, "não podemos mudar o mundo se não pensamos em mudar nós mesmos".
A coordenadora pedagógica, Profª. Meire Fernandes apresentou o quadro de rendimento 2011 das unidades escolares da Vila Rio Grande do Norte e Vila Paraná, fazendo uma reflexão sobre os números e uma comparação nos dados das duas escolas.
Foi discutido a responsabilidade de todos que fazem parte da comunidade escolar, reconhecido os esforços dos professores, o compromisso dos pais e a preocupação da equipe gestora em fazer um trabalho sério e ético. Mas, não poderia deixar de ser lembrado para refletir alguns diagnósticos negativos, como a ausência da maioria dos pais na escola, falta e atraso de alguns profissionais da educação, disciplinas sem professor desde o início do ano letivo, para que possamos refletir nossas atitudes e melhorar cada vez mais nosso trabalho.
A presença dos professores no encontro foi total e a participação quase unânime.  
Participaram ativamente das discussões os professores Canindé Maia, Terezinha Oliveira, Marluce Oliveira, Edson Moreno, Francineide Lima, Marluza Bezerra e Rosilda Marques...
O vice-diretor, prof. Raimundo Monteiro fez uma discussão sobre os rumos da escola, que escola queremos? E sugeriu outros encontros para atualizar o Projeto Político Pedagógico. O prof. Canindé Mais sugeriu um levantamento para identificar quais as principais causas da evasão escolar. Já o prof. Edson Moreno falou sobre a possibilidade de formar grupos de professores e ir as vilas visitarem os alunos e trazer-los de volta a escola. A profª Terezinha Oliveira falou das coisas boas que temos na escola, fazendo um reconhecimento dos esforços de todos para manter esta instituição aberta durante estes 40 anos, apesar de muitas dificuldades típico a cada momento sobrevivemos até aqui e motivou os nossos professores para erguerem a cabeça e nos mantermos unidos com o mesmo objetivo, o de se ter uma escola onde se aprende e se forma cidadão de bem.
O gestor da EEPJA parabenizou a equipe de professores e seu apoio pedagógico da Unidade de Ensino da Vila Paraná pelo ótimo desempenho no rendimento anual de 2011. Fez uma discussão rápida sobre os fatores que colocaram aquela escola numa situação privilegiada. Convidou todos os profissionais da educação para somar num só objetivo, que todos passassem a falar e defender sempre o melhor para  a nossa escola. Falou sobre os eventos que foi realizado no primeiro semestre, sobre os aulões na escola e em Mossoró para incentivar e preparar os alunos para os vestibulares e enem. Frisou diretor "Vamos todos juntos fazer a nossa parte no que compete manter esta escola aberta e com qualidade no que depende dos esforços de todos nós que estamos no chão da escola. Diante da nova conjuntura política educacional do Governo do Estado que não implique no que cada um de nós podemos dá de melhor para o nosso aluno, pois não são os filhos dos que estão no governo que estudam aqui, mas sim, nossos filhos, nossos parentes e os filhos de nossos amigos, vizinhos, conhecidos. Portanto, precisamos repensar nossas atitudes, nossas aulas, para darmos o melhor, com qualidade para que estes estudantes possam também concorrer a uma faculdade e entrar na universidade".
Amanhã, os professores se reunirão em grupos menores e vão identificar as causas principais do abandono do aluno a escola e montar estratégias para conquistarmos os alunos que se evadiram e identificar formas mais atraente para manter o aluno na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário