sábado, 2 de junho de 2012

I Semana do Meio Ambiente da Ufersa realiza debate sobre desenvolvimento sustentável


O Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas com o apoio das Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão e Cultura iniciou ontem (1º) a I Semana de Meio Ambiente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O evento acontece hoje na Central de Aulas V, localizada no Campus Leste da instituição, e se encerra às 17h.
De acordo com os organizadores, o evento surgiu da necessidade de discutir com a comunidade acadêmica o desenvolvimento sustentável, isto é, debater com a sociedade medidas capazes de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
Para o professor Alan Martins, o assunto relacionado ao desenvolvimento sustentável ganhou grandes dimensões frente a uma das premissas da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que reafirma a busca contínua de um equilíbrio entre os três pilares estruturantes e interdependentes: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental.
O primeiro dia do evento foi marcado pela realização de palestras que abordaram temas de âmbitos nacional e local. Entre os assuntos discutidos durante as exposições, estão ''Educação Ambiental e Conservação do Rio Mossoró'', ''A atuação da Polícia Ambiental na Região do Oeste Potiguar'', ''Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental'', entre outros.
O segundo dia da Semana de Meio Ambiente vai oportunizar aos estudantes da Ufersa, mais especificamente das disciplinas de Ambiente, Energia e Sociedade do curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, como também do curso de Ecologia, nas disciplinas Dendrologia, Ecologia Molecular, Biologia da Conservação e Biologia Evolutiva, apresentarem trabalhos. As atividades acontecem na Central de Aulas V.
"Os estudantes dos cursos de Ciência e Tecnologia, Ecologia e Engenharia Florestal vão apresentar, em pôster, maquetes e vídeos, resultados das pesquisas realizadas. Os trabalhos identificam e propõem medidas resolutivas e preservativas para questões relacionadas ao meio ambiente", diz Alan Martins.
O evento é direcionado para a comunidade acadêmica, bem como para a população de modo geral. As inscrições tiveram início no dia 7 de maio e se encerraram nessa quarta-feira (30). Ao final das exposições, a organização entregará certificado de participação aos inscritos.


Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário